Profissional de Direito

Advocacia Pública: o que você deve saber sobre suas carreiras

Escutar o texto

Para garantir o bom funcionamento da sociedade e o acesso de todos os cidadãos ao Poder Judiciário, a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) trouxe um capítulo inteiramente dedicado às funções consideradas essenciais à justiça. Elas englobam a advocacia pública e privada, com especial atenção à primeira que exerce um papel fundamental na regulação e na manutenção do Estado de Direito.

Assim, cabe à advocacia pública assegurar que a justiça seja eficiente e os interesses do Estado sejam atendidos. Por sua atribuição como garantidor do bem-estar dos cidadãos, o advogado público é considerado um dos profissionais mais nobres no ordenamento jurídico.

Quer saber mais sobre essa área de atuação do Direito e conhecer as carreiras que fazem parte dela? Continue a leitura!

O que é advocacia pública?

Como vimos, a atividade da advocacia se divide entre pública e privada. Assim, a atuação pública é uma espécie do gênero advocacia. Seu objetivo é defender, orientar e promover os interesses públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal. Por isso, o advogado público pode atuar nos 3 níveis, cabendo a ele as funções de:

Quais são as carreiras da advocacia pública?

A administração pública depende desses profissionais jurídicos para assegurar os direitos e deveres da população. Portanto, a advocacia pública é considerada essencial, sem a qual não seria possível garantir o funcionamento do Estado de Direito. Confira, a seguir, as principais carreiras dessa área!

Defensor público

Segundo o inciso LXXIV do artigo 5.ºda CRFB, os cidadãos que comprovarem insuficiência de recursos receberão assistência jurídica do Estado. Para garantir o cumprimento dessa obrigação, foram criadas as Defensorias Públicas, onde atua o profissional responsável por prestar essa assistência jurídica gratuita, chamado defensor público.

Assim, trata-se de um advogado público pago pelo Estado, que exerce as seguintes funções:

Promotor público

O Ministério Público é o órgão responsável por defender a ordem jurídica e os interesses da sociedade perante o Poder Judiciário. Os responsáveis pelo cumprimento dessas prerrogativas são os promotores públicos. Entre as suas funções está ajuizar ações em nome da sociedade, para defender os direitos humanos, individuais e coletivos fundamentais.

Além disso, o promotor público também investiga e coleta dados e testemunhos para apurar violações de direitos e crimes relacionados a:

Procurador

O procurador é o representante de alguém perante a justiça. No ordenamento jurídico brasileiro há mais de uma categoria de procurador, cada uma com funções e responsabilidades específicas. Veja, a seguir, quais são os principais cargos de procuradores no país:

Quem deseja seguir na advocacia pública precisa se preparar. Afinal, o ingresso nas carreiras dessa área exige aprovação em concursos públicos bastante concorridos. Assim, para se tornar advogado público é preciso buscar uma formação de qualidade e estudar muito e investir na qualificação profissional.

Gostou de saber mais sobre essa atuação no Direito? Se você deseja seguir uma profissão essencial para o cumprimento da justiça, conheça mais sobre a advocacia! Essa pode ser a área certa para você seguir.

Exit mobile version