Advogado de sucesso: o profissional atualizado sai sempre na frente!

Advogado de Sucesso

O mercado jurídico passa por uma transformação significativa em seu modo de operar, com novas tecnologias sendo aplicadas, clientes mais criteriosos e um segmento de atuação cada dia mais competitivo – só no Brasil já existem mais de 990 mil advogados.

Nos Estados Unidos, o número estimado de profissionais da área pode chegar a mais de 1,3 milhão.

Os advogados, portanto, não podem mais se manter na mesma posição de 20 anos atrás, quando apenas seu conhecimento adquirido na graduação poderia ser suficiente. Hoje, a atualização constante é fundamental para o seu sucesso profissional.

Veja, a seguir, alguns hábitos valiosos que você pode adquirir para se tornar um advogado de sucesso.

Atitudes para você se tornar um advogado de sucesso

1. Adicione à sua rotina de leitura blogs e sites com assuntos jurídicos

Na busca pelo sucesso, o profissional que sai à frente é aquele que está sempre atualizado com o que acontece no mundo jurídico. Quanto mais conhecimento sobre as tendências e novidades de seu segmento você tiver, um profissional mais diferenciado você será.

Novas regras, precedentes, tecnologias e demandas de mercado costumam surgir a uma velocidade cada vez maior. Canais como os blogs e sites especializados costumam oferecer atualizações periódicas.

Uma dica é você inscrever-se para receber a newsletter dos seus canais preferidos, assim, nenhuma atualização ou nova informação adicionada fugirá de seu conhecimento.

De acordo com estatísticas, o site de Direito mais visitado do mundo é o FindLaw, com conteúdo em inglês. No Brasil, o site Consultor Jurídico, revista eletrônica de notícias, análises e estudos sobre assuntos do Direito e da Justiça também se mostra uma fonte relevante.

O blog jurídico mais acessado nos Estados Unidos é o Above The Law, que conta com notícias e insights sobre personalidades e instituições desse segmento. No Brasil, há o Blog do Fred, do jornalista Frederico Vasconcelos, do jornal Folha de São Paulo, que trata de temas jurídicos e política nacional.

2. Troque muita ideia!

Como já falamos em outro post, fazer networking continuamente é fundamental para um advogado de sucesso. Por meio dessa prática, criam-se bons relacionamentos profissionais que ajudam a ampliar os conhecimentos com a troca de informações com outras pessoas.

Para quem é recém-formado, trocar ideias com um advogado mais experiente, uma pessoa com quem você vai poder contar em momentos de dúvidas e dificuldades é uma atitude bastante benéfica.

Além do mais, o bom relacionamento interpessoal é uma das principais bases do exercício da advocacia – um advogado de sucesso é muito bom em lidar com pessoas. Não se trata apenas de enterrar a cabeça nos livros, estudo de casos, estatutos, tratados e regulamentos: é preciso, também, saber relacionar-se bem.

Outra dica é não fazer networking e trocar informações apenas com outros profissionais do direito. Cada vez mais, é preciso ser interdisciplinar.

Ao conversar com um administrador, você poderá aprender dicas para a gestão de seu escritório ou mesmo de sua carreira. Já um contato da área do marketing poderá ajudá-lo a ter insights para trabalhar a sua imagem pessoal e profissional, por exemplo.

3. Leia sobre direito nacional e internacional

Levando em conta que, hoje, vivemos em um mercado global e conectado, o conhecimento na área do direito internacional está se tornando cada vez mais fundamental.

A área abrange, sobretudo, o direito internacional público – mais relacionado a questões que envolvem o governo – e direito internacional privado, voltado às relações privadas e comerciais entre empresas de diversos países.

Para quem pensa em fazer carreira no exterior ou ter contato com áreas internacionais em seu trabalho, é preciso, ainda mais, estar atento às manchetes mundiais, aos casos mais atuais envolvendo governos e empresas de outros países e, claro, especializar-se.

4. Aceite consultorias

A contratação de uma consultoria especializada para advogados pode ser uma opção interessante, não apenas para quem está em início de carreira, mas também para quem quer melhorar seu resultado profissional.

A identificação de processos que podem ser automatizados, ajudando você a alcançar os seus objetivos estratégicos com mais eficácia, por exemplo, é um serviço que uma consultoria especializada pode oferecer.

O custo de uma consultoria não é, necessariamente, alto e não deve ser percebido como um gasto, mas como um investimento – afinal, no médio e longo prazo, essas mudanças vão gerar economia para você.

Para aqueles que estão em início de carreira, a contratação de uma consultoria é, também, bastante proveitosa. Por meio dela, você poderá obter orientação e dicas valiosas de quem já tem experiência e passou por situações como a que está vivenciando, o que fará com que encontre mais facilmente o seu caminho e a abordagem que o ajudarão a ser um advogado de sucesso.

Entre outros exemplos de serviços de uma consultoria para essa área, estão: planejamento e implantação do marketing jurídico; estruturação/reestruturação de modelos de gestão e governança; planos de expansão e desenvolvimento empresarial, entre outros.

5. Invista em uma pós-graduação

De acordo com matéria da revista Exame, os advogados mais procurados são aqueles com formação de primeira linha, atualização constante e capacidade de atender clientes de forma personalizada.

Para isso, nada melhor do que um bom curso de pós-graduação na área que você pretende especializar-se, a fim de enriquecer o seu currículo e agregar conhecimentos no campo desejado.

Com qual área do direito você realmente gosta de trabalhar? A dica é escolher um curso que esteja alinhado a suas habilidades pessoais e competências técnico-profissionais. Não adianta pensar em Direito Tributário se você não tem habilidade e detesta cálculos, por exemplo.

A pós-graduação cria um diferencial real para sua carreira e, por ser um curso de menor duração do que um mestrado, por exemplo, possibilita que você desenvolva novos conhecimentos e habilidades mais rapidamente.

É recomendado, também, que você reconheça um nicho de potenciais clientes da área de especialidade escolhida e comece a traçar estratégias para suprir suas demandas consultivas e judiciais. Uma dica é começar a fazer pesquisas e usar ferramentas digitais para realizá-las, como o Google Adwords, que pode demonstrar a demanda por termos de busca.

Por mais que a estrada seja longa, esteja ciente de que as suas competências profissionais devem evoluir em sintonia com a dinamicidade de nosso tempo; mesmo que você já tenha clientes, para mantê-los será necessário atualizar-se constantemente.

Cada vez mais, os profissionais de sucesso devem se diferenciar não apenas por preço, mas por seu valor. E esse é o resultado de muito empenho e atualização em sua área de atuação.

Busque fontes de pesquisa confiáveis e novas qualificações para que sua excelência técnica e comportamental seja cada vez mais diferenciada. Inclua em sua rotina a leitura de blogs e sites e outras fontes relevantes.

Lembre-se de que, junto à evolução da tecnologia, redes sociais, Internet das Coisas, surgem novas demandas jurídicas sobre privacidade, autoria, etc. Por isso, é preciso, também, estar atento a essas mudanças.

Esperamos que tenha gostado do nosso post de hoje e que ele possa ajudá-lo a se tornar um advogado de sucesso. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão sobre esse tema? Participe e deixe seu comentário!

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 0]