Profissional de Direito

O que é a técnica caucus e como utilizá-la na mediação de conflitos?

Escutar o texto

A mediação é um processo muito usado como forma de auxiliar as partes em uma situação de conflito para promover que elas mesmas encontrem alguma forma de solucionar o problema de um jeito que seja benéfico para todos, evitando o litígio. Para isso, várias técnicas podem ser usadas, entre elas, a caucus.

Trata-se de uma estratégia em que o mediador prepara uma reunião separada com cada um dos envolvidos na demanda, com a finalidade de criar uma relação mais próxima e confiável e, assim, compreender melhor as necessidades e pontos de vista de cada um. Também pode ser utilizada para manter os ânimos e reunir informações relevantes para as negociações.

Quer entender melhor o que é a técnica caucus e como ela pode ser usada no procedimento de mediação de conflitos? Então, continue a sua leitura!

Quais são as características da técnica caucus?

Entre as suas principais características estão:

É importante ter cuidado, já que há controvérsia entre a utilização da caucus por alguns doutrinadores, tendo em vista que o fato de o mediador se reunir de forma privada com um dos envolvidos pode provocar certa desconfiança da oura parte. Por esse motivo, é fundamental ter um bom conhecimento e prática da estratégia para identificar o melhor momento de usá-la.

Quais são os benefícios dessa técnica?

Ao utilizar esse tipo de técnica, é possível aproveitar de várias vantagens, entre elas:

Quais práticas devem ser adotadas pelo mediador na técnica caucus?

Para utilizar esse tipo de estratégia de forma efetiva, algumas medidas dessem ser implementadas pelos mediadores.

Veja a seguir algumas delas:

É muito importante que o mediador busque sempre adaptar a técnica a cada tipo de situação e conflito, considerando que os casos não são iguais. Dessa forma, é possível usar o recurso da forma mais adequada para conduzir o processo.

Conseguiu entender a influência da técnica caucus nos procedimentos de mediação entre as partes?

Sua utilização fica a critério do mediador, que deverá analisar, com muito cuidado, a necessidade de reuniões individuais, conforme a necessidade de cada uma das partes e complexidade da situação.

É preciso avaliar sua importância na busca pela reconstrução da relação entre as pessoas que compõem uma demanda e a resolução do problema da melhor forma para todos os lados.

Achou este post interessante? Então, aproveite sua visita para ler sobre outras técnicas de mediação de conflitos!

E-book - Mediação de conflitos: o manual dos advogados

Exit mobile version