Você já pensou em ser um Mediador?

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

A mediação é um método extrajudicial de resolução de conflitos. Dentro desse método existirá o profissional, que receberá a nomenclatura de mediador e que deverá ser imparcial ao que está sendo debatido.

O mediador é um especialista em determinadas técnicas de negociação e comunicação. Atua como um terceiro imparcial e costuma ser indicado pelas partes envolvidas no acordo.

A função desse profissional não é a de propor soluções, mas de intermediar e facilitar o diálogo entre as partes que estão em desacordo.

A atuação do mediador está estritamente ligada ao âmbito do direito. Entretanto a formação acadêmica de bacharel em direito não é obrigatória.

Uma pessoa graduada há mais de dois anos em qualquer curso superior pode se tornar um mediador de conflitos. Todavia um curso de mediação de conflitos será necessário para que o profissional se especialize na área e possa atuar.

Desde que a atividade de mediação passou a ser estimulada pelo novo código de processo civil (2015) como uma alternativa viável à resolução de litígios, a procura por bons cursos de mediação de conflitos aumentou consideravelmente.

O mediador deverá assumir um papel neutro, desprendido de eventual outra condição profissional (assistente social, psicólogo, advogado etc.). Devendo sempre agir apenas como facilitador entre as partes discordantes para resolver a situação da melhor forma possível e em um período mais curto também.

Se acordado entre as partes, estes também poderão ser acompanhados por seus advogados, ou mesmo outros especialistas no assunto tratado, se assim fizer necessário. Só é preciso certo cuidado, pois, algumas vezes, cria-se certa dificuldade em se mediar na presença desses profissionais.

Quais as atividades de um mediador

Quando for necessário, o mediador também poderá efetuar algumas consultas com outros especialistas, melhorando assim o esclarecimento e orientação sobre a situação proposta entre os solicitantes.

É importante ressaltar que mediador não é juiz, advogado, policial, médico ou psicólogo. Ou seja, não está ali para punir, defender, corrigir ou aconselhar os envolvidos, e sim mediar as discussões e conduzir o processo para uma resolução amigável.

Em contrapartida, o mediador poderá ter papel passivo e se limitar a simplesmente facilitar a comunicação ou mesmo um papel mais ativo e ajudar, se necessário, na negociação, assim como na resolução dos conflitos e busca de alternativas. Esse tipo de ajuda é focado especialmente em guiá-los no problema, evitando divagações.

É importante também que o mediador saiba lidar bem com os envolvidos, não permitindo que um se coloque acima do outro, evitando dessa forma uma possível relação de poder unilateral.

Por fim, ele vai auxiliar nas ampliações de alternativas que possam resolver ou prevenir todo tipo de conflito, buscando, juntamente das partes, soluções que possa atender a todos.

A carreira de mediador é interessante para quem já tem formação em outras áreas como:

  1. administração
  2. relações internacionais;
  3. direito;
  4. assistência social;
  5. sociologia;
  6. psicologia;
  7. etc.

Obviamente, você não precitar ter uma dessas formações para atuar como medidor.

Habilidades e Características de um Mediador

Normalmente, o mediador possui um bacharelado completo e uma formação em mediação. Nos Estados Unidos da América e Canadá muitos mediadores fazem mestrados com ênfase em métodos alternativos de resolução de conflitos.

Independentemente de você estar se preparando para a carreira de mediador por cursos rápidos, especialização ou mestrado em mediação, você precisará desenvolver as seguintes habilidades:

  1. Escuta ativa
  2. Questionamento esclarecedor
  3. Inteligência emocional
  4. Habilidade de resumir e organizar ideias
  5. Empatia

Essse é um rol mínimo de habilidades necessárias e várias outras dependerão de como você realizará seu trabalho como mediador. Por exemplo, um mediador que atua na área privada pode precisar saber vender seus serviços e captar clientes.

Mestrado em Resolução de Conflitos

As vantagens de ser um mediador

A área de atuação do profissional da mediação ainda é um campo aberto e pouco explorado. Caso você queira enveredar por esse caminho, existe uma gama enorme de oportunidades. Veja abaixo as vantagens de ser um mediador.

Conheça mais sobre a Lei de Mediação.

Alta necessidade de mediadores devido à demanda reprimida de profissionais nessa área.

Por ser uma atividade tecnicamente nova, mas com uma alta demanda de profissionais, a mediação é um dos melhores campos para se trabalhar.

Isso implica dizer que um mediador bem qualificado não terá dificuldades em atuar no mercado.

Tendência a uma maior remuneração financeira

O novo código de processo civil, instituído em 2015, estimula a atuação do mediador, como citado anteriormente.

Antes desse pronunciamento positivado na letra da lei, muitos mediadores trabalhavam de forma voluntária, ou com uma remuneração muito baixa. Todavia a tendência é uma crescente valorização do trabalho, devido à categorização da profissão pelo CPC (2015).

Possibilidade de realizar o curso de mediação de conflitos na modalidade online

Caso deseje se especializar na área, você deverá fazer um curso de mediação de conflitos. Você pode contar com a facilidade de realizar esse curso no conforto de sua casa. Mas atente-se à escolha da instituição que fornecerá o curso a você.

É de suma importância que a instituição seja reconhecida pela excelência de seus cursos e possua vasta experiência em educação a distância.

O que um ótimo curso de mediação deve ter

Devido ao grande número de cursos disponíveis, é normal possuir dificuldades na hora de escolher o melhor e mais adequado ao seu perfil. Portanto, seguem algumas dicas que facilitarão sua escolha.

Conteúdo de alta qualidade

A qualidade da educação é algo complexo de ser medido e podemos dar algumas dicas para observar antes de escolher um curso:

  1. Formação do Corpo docente
  2. Método de ensino
  3. Nível de acompanhamento dos alunos
  4. Perfil da turma

Escolha uma instituição de prestígio internacional

Escolher uma instituição que possui prestígio internacional dará a você a segurança necessária para atuar como um profissional altamente qualificado frente aos seus colegas de mercado. Além do respaldo e peso que uma reconhecida instituição de ensino dos Estados Unidos da América agregará ao seu currículo.

A Ambra é uma instituição de ensino americana, com sede em Orlando, especializada em oferecer cursos da área da graduação e pós-graduação relacionadas a negócio e direito brasileiro. Opcionalmente, os egressos do mestrado poderão fazer curso completar para se tornarem mediadores registrados pela Florida Supreme Court.

O curso de mediação de conflitos deve ser escolhido com todo o cuidado, a fim de que você se torne um mediador de sucesso.

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas sobre o assunto. Caso você deseje saber mais sobre esse e demais assuntos relacionados ao âmbito jurídico, baixe o nosso e-book.

Previous articleSaiba fazer networking na advocacia e se beneficiar com ele
Next article7 tipos de softwares para advogados
Content Team Direito Profissional
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.