Profissional de Direito

Entenda a mediação do tipo facilitadora

Escutar o texto

Os métodos alternativos de solução de conflitos são uma forma eficaz de resolver disputas sem enfrentar uma batalha judicial. Embora eles possam ser utilizados em diferentes contextos, é importante ter em mente que os métodos não são todos iguais. Na hora de escolher o mais adequado, é preciso considerar que os conflitos humanos envolvem diferentes questões e relacionamentos.

Na mediação, por exemplo, o mediador busca auxiliar os envolvidos para que eles encontrem uma solução conjunta. Contudo, para isso, os mediadores podem atuar de diferentes formas. Nesse sentido, uma opção bastante procurada é a mediação do tipo facilitadora. Você sabe como ela funciona?

Preparamos este artigo com as principais informações sobre essa técnica, demonstrando como o facilitador atua para um resultado positivo. Confira!

Como funciona a mediação do tipo facilitadora?

Também conhecida como tradicional ou satisfativa, a mediação facilitadora tem como base a negociação entre as partes. Seu objetivo é criar uma relação mais construtiva, facilitando o entendimento das divergências e, consequentemente, encontrando um equilíbrio para o conflito.

Assim, a mediação facilitadora se propõe a alcançar o melhor resultado possível, justo e duradouro para os envolvidos. Com isso, há maiores chances de preservar as relações. Trata-se de uma técnica bastante utilizada e serve como alicerce para o famoso Método Harvard de negociação.

Modelo Negocial de Harvard

O método de Harvard foi criado por Roger Fisher e William Ury com a proposta de que todas as partes envolvidas na negociação devem ser beneficiadas. Ao contrário de outros modelos, que garantem benefícios a apenas um dos lados, essa metodologia busca tratar as partes como parceiros, e não adversários.

O Modelo Harvard se sustenta em 4 princípios práticos:

Como é a atuação do mediador facilitador?

Na mediação do tipo facilitadora, o mediador busca facilitar a negociação entre os envolvidos na disputa. Para isso, ele evita fazer recomendações ou impor decisões, como em outras modalidades, e atua estimulando as partes para que elas alcancem a solução de modo mais autônomo e independente. Ou seja, o mediador tende a ocultar suas próprias opiniões sobre o conflito.

Além disso, o mediador facilitador não emite a sua opinião sobre o que aconteceria caso a disputa chegasse aos tribunais. Essa modalidade está baseada na crença de que as partes podem chegar a um resultado comum e benéfico para todos, caso tenham informação, tempo e apoio direcionados para isso. Por isso, é papel do mediador incentivar os participantes a alcançarem a solução de forma voluntária.

Fases da mediação facilitadora

Para ser efetiva, a sessão da mediação facilitadora é estruturada em cinco fases, quais sejam:

A mediação do tipo facilitadora é uma técnica que se destaca entre os meios alternativos de solução de conflitos. Por meio dela, as partes encontram a oportunidade de solucionar suas divergências de forma cooperativa. Ou seja, os envolvidos na disputa podem chegar a uma solução comum e benéfica para todos, sem necessidade de se enfrentarem no tribunal.

Você já usou algum tipo de mediação? Agora que você conhece os benefícios dessa modalidade, veja como aplicar o brainstorming na mediação!

Conheça outros tipos de mediação:

E-book - Mediação de conflitos: o manual dos advogados

Exit mobile version