Escutar o texto
|
Investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente deve ser uma prioridade dentro do mercado. Afinal, quanto mais satisfeito e bem valorizado o cliente se sentir, maiores serão as chances de fidelização desse público.
Nesse sentido, esse método também é aplicável para os escritórios jurídicos e para todo profissional que atua no ramo do Direito. É aí que surge a importância de utilizar técnicas para aumentar a qualidade do Customer Experience na advocacia. Trata-se de um ramo marcado pelo forte vínculo de confiança entre o advogado e o cliente.
Quer saber mais sobre o assunto? Este artigo vai abordar os benefícios de prezar por boas práticas de Customer Experience para a advocacia. Acompanhe a leitura e saiba todos os detalhes!
Como funciona o Customer Experience na advocacia?
O Customer Success, expressão que traduzida significa sucesso do cliente, se refere à experiência e expectativas positivas do cliente em relação ao serviço jurídico que está sendo prestado por escritórios e advogados.
A satisfação do cliente é alcançada por meio do preenchimento de uma série de fatores, como uma boa postura do advogado, esclarecimento de dúvidas e a procedência da ação judicial — com relação a este último elemento, não há a obrigação de resultado, uma vez que o ordenamento jurídico se baseia no livre convencimento motivado do juiz conforme a análise do conjunto probatório apresentado, ou seja, a concessão dos pedidos nem sempre depende da atuação do advogado.
Além disso, uma experiência positiva do cliente também é medida por outros meios. Um bom exemplo é a proposição de vias alternativas de solução de conflitos, como a conciliação extrajudicial e a arbitragem. De qualquer forma, a boa prestação de serviços influencia diretamente no fortalecimento de laços positivos entre o cliente e seu advogado.
Quais são os benefícios de aplicar essa metodologia na advocacia?
Utilizar estratégias para melhorar a experiência do cliente será um diferencial para que o seu escritório possa se destacar dentro do mercado e, assim, obter mais resultados promissores. Entre as vantagens de investir nessa metodologia estão:
- aumenta o foco dos profissionais;
- agrega valor ao escritório e ao profissional;
- reforça a preferência pela empresa;
- traz mais rentabilidade;
- aumenta as chances de fidelização dos clientes;
- melhora o relacionamento com o cliente.
Como a estratégia do Customer Experience pode ser aplicada?
Por fim, é importante entender como aplicar a metodologia do Customer Experience dentro de um negócio. Para isso, são implementadas algumas práticas extremamente importantes, que vão além de apenas conhecer o mercado. A seguir, elencamos algumas delas:
- conheça o perfil de seu cliente;
- tire todas as dúvidas do cliente;
- faça especializações e domine a área em que pretende atuar;
- escute o problema e as queixas do cliente;
- tenha um comportamento dinâmico, proativo e transparente;
- avalie a prestação dos serviços;
- invista em softwares.
Além de tudo isso, outro conselho fundamental é apostar e investir na inovação, não apenas com o uso de inteligência artificial, mas aplicando ferramentas como a jurimetria, chatbots, resolução de conflitos on-line, entre outras…
Agora que você já sabe mais sobre a importância de investir em estratégias de Customer Experience na advocacia, terá condições de começar a colocar em prática algumas dessas medidas. Não se esqueça de criar um planejamento e acompanhar o desempenho dos seus serviços com frequência, certo?
Que tal passar conhecimento adiante? Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Finalmente, conheça o nosso Guia da Advocacia.