Customer Experience na advocacia: quais os benefícios e como aplicar?

Investir em estratégias para melhorar a experiência do cliente deve ser uma prioridade dentro do mercado. Afinal, quanto mais satisfeito e bem valorizado o cliente se sentir, maiores serão as chances de fidelização desse público.

Nesse sentido, esse método também é aplicável para os escritórios jurídicos e para todo profissional que atua no ramo do Direito. É aí que surge a importância de utilizar técnicas para aumentar a qualidade do Customer Experience na advocacia. Trata-se de um ramo marcado pelo forte vínculo de confiança entre o advogado e o cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Este artigo vai abordar os benefícios de prezar por boas práticas de Customer Experience para a advocacia. Acompanhe a leitura e saiba todos os detalhes!

Como funciona o Customer Experience na advocacia?

O Customer Success, expressão que traduzida significa sucesso do cliente, se refere à experiência e expectativas positivas do cliente em relação ao serviço jurídico que está sendo prestado por escritórios e advogados.

A satisfação do cliente é alcançada por meio do preenchimento de uma série de fatores, como uma boa postura do advogado, esclarecimento de dúvidas e a procedência da ação judicial — com relação a este último elemento, não há a obrigação de resultado, uma vez que o ordenamento jurídico se baseia no livre convencimento motivado do juiz conforme a análise do conjunto probatório apresentado, ou seja, a concessão dos pedidos nem sempre depende da atuação do advogado.

Além disso, uma experiência positiva do cliente também é medida por outros meios. Um bom exemplo é a proposição de vias alternativas de solução de conflitos, como a conciliação extrajudicial e a arbitragem. De qualquer forma, a boa prestação de serviços influencia diretamente no fortalecimento de laços positivos entre o cliente e seu advogado.

Quais são os benefícios de aplicar essa metodologia na advocacia?

Utilizar estratégias para melhorar a experiência do cliente será um diferencial para que o seu escritório possa se destacar dentro do mercado e, assim, obter mais resultados promissores. Entre as vantagens de investir nessa metodologia estão:

  • aumenta o foco dos profissionais;
  • agrega valor ao escritório e ao profissional;
  • reforça a preferência pela empresa;
  • traz mais rentabilidade;
  • aumenta as chances de fidelização dos clientes;
  • melhora o relacionamento com o cliente.

Como a estratégia do Customer Experience pode ser aplicada?

Por fim, é importante entender como aplicar a metodologia do Customer Experience dentro de um negócio. Para isso, são implementadas algumas práticas extremamente importantes, que vão além de apenas conhecer o mercado. A seguir, elencamos algumas delas:

  • conheça o perfil de seu cliente;
  • tire todas as dúvidas do cliente;
  • faça especializações e domine a área em que pretende atuar;
  • escute o problema e as queixas do cliente;
  • tenha um comportamento dinâmico, proativo e transparente;
  • avalie a prestação dos serviços;
  • invista em softwares.

Além de tudo isso, outro conselho fundamental é apostar e investir na inovação, não apenas com o uso de inteligência artificial, mas aplicando ferramentas como a jurimetria, chatbots, resolução de conflitos on-line, entre outras..

Agora que você já sabe mais sobre a importância de investir em estratégias de Customer Experience na advocacia, terá condições de começar a colocar em prática algumas dessas medidas. Não se esqueça de criar um planejamento e acompanhar o desempenho dos seus serviços com frequência, certo?

Que tal passar conhecimento adiante? Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!