Não perca 5 dicas para se tornar um líder de sucesso

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Um líder de sucesso consegue extrair o máximo do potencial do time, motivar o pessoal a trabalhar em equipe e investir constantemente no desenvolvimento profissional e pessoal. No entanto, existem técnicas específicas que devem ser aplicadas para exercer uma liderança inspiradora.

Conhecer tais técnicas é relevante para qualquer tipo de negócio, mas elas são especialmente importantes para escritórios de advocacia. Afinal, esse profissional enfrenta diversos desafios diariamente e, geralmente, atua sob grande pressão dos seus clientes. Veja, nos tópicos seguintes, quais são as 5 melhores dicas para ser um líder de sucesso.

1. Transmita segurança para a equipe

Há diferentes formas de transmitir segurança para o pessoal. Uma delas é fazer com que os profissionais não sejam intimidados pela presença de seus superiores durante reuniões ou, até mesmo, conversas. Aja com naturalidade e tenha uma aproximação com o time para que eles exponham seus pontos de vista, falem sobre suas dificuldades e opinem sobre melhorias.

Outra forma de dar segurança é eliminar o medo de cometer erros na rotina da advocacia. Quando um profissional teme falhar, pode acabar procrastinando uma tarefa ou deixar de fazê-la por completo.

Informe que toda a equipe e os demais líderes estarão sempre disponíveis para solucionar dúvidas, mesmo que elas pareçam ingênuas à primeira vista — minimizando a probabilidade de que tais erros aconteçam.

2. Reconheça e recompense o bom desempenho

Reconheça o colaborador quando ele alcançar suas metas, tiver um desempenho exemplar, melhorar a qualidade de seus serviços ou, até mesmo, quando desenvolver suas habilidades comportamentais. Isso servirá de incentivo para que continue aprimorando suas habilidades. Consequentemente, o escritório ou empresa também terá seu desenvolvimento potencializado.

Entregue recompensas quando um indivíduo ou equipe alcança metas. É recomendável que o prêmio seja valioso, o que varia de acordo com seu perfil. Por exemplo, um colaborador pode preferir um dia de folga ou comemoração, em vez de recompensa financeira.

3. Fale sobre as expectativas e metas

Compartilhe com a equipe e cada pessoa individualmente qual é a expectativa em relação ao desempenho. Assim, eles saberão o que precisam atingir para alcançar um bom resultado.

Quanto à elaboração de metas, é interessante utilizar a estratégia Smart. Basicamente, as metas terão as seguintes qualidades:

  • S — specific (específico): ter uma finalidade clara e objetiva;
  • M — measurable (mensurável): deve ser possível saber o progresso da meta;
  • A — attainable (atingível): não deve ser impossível de atingir, caso contrário, os colaboradores não ficarão motivados a alcançá-la;
  • R — relevat (relevante): alcançar a meta deve trazer benefícios práticos ao negócio;
  • T — time-based (temporal): deve haver um tempo limite para que ela seja alcançada.

Um exemplo de meta Smart seria aumentar a taxa de satisfação dos clientes em 50%, dentro seis meses.

4. Resolva os problemas

Problemas e gargalos na rotina da empresa prejudicam o desempenho dos colaboradores. Exemplos desses entraves podem ser computadores lerdos ou travando, falta de equipamentos, conflitos entre os colaboradores e falta de conhecimento técnico.

Nesse caso, é importante que saber exatamente como é o dia a dia dos colaboradores e quais são as etapas do fluxo produtivo. Também é viável conversar com cada pessoa para entender quais são os problemas de suas rotinas.

5. Dê feedbacks constantemente

Muitas vezes, os profissionais cometem erro ou entregam um resultado com qualidade inferior ao esperado, mas não sabem o que exatamente devem fazer para atender a uma expectativa ou meta. Ajude o pessoal fornecendo críticas construtivas, feedbacks, opiniões e explicando como podem melhorar suas operações.

Para ser um líder de sucesso, também é necessário ser um exemplo dentro da empresa, assim, os demais podem se espelhar no gestor para também alcançar bons resultados. Lembre-se de oferecer os meios para que os colaboradores consigam otimizar os ganhos do escritório, como investir em equipamentos de ponta e na especialização do pessoal.

Complemente a leitura com nosso outro artigo que ensina como ser um bom líder no escritório de advocacia!

Previous articleO Case Manager e sua relevância na Arbitragem
Next articleGestão estratégica e planejamento estratégico: veja as principais diferenças
Content Team Direito Profissional
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.