Escutar o texto
|
Com a intensa concorrência, está cada vez mais difícil fazer com que seu escritório de advocacia se destaque no mercado. Mas as possibilidades para quem já é advogado estão se ampliando, de maneira que você pode oferecer diversas consultorias a empresas.
Você já ouviu falar em compliance officer? Esse profissional é responsável pela ética e compliance de uma empresa.
A carreira está em plena acessão no Brasil sendo algo já estabilizado e maduro nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e outros países. Conheça!
O que é um compliance officer?
O compliance officer é o profissional responsável por garantir que todos os regulamentos internos e externos à empresa sejam cumpridos esse profissional trabalha com compliance e governança corporativa.
A palavra “compliance” vem do verbo em inglês “comply”, que significa “cumprir”. Ou seja, é aquele que verificará o cumprimento das regras estabelecidas por clientes, fornecedores e órgãos regulamentadores.
Sua principal função é criar e gerenciar um programa de integridade de uma companhia, garantindo a ética na conduta da empresa. Essa responsabilidade exige o conhecimento de questões jurídicas, portanto, é muito comum que advogados ocupem essa função, seja como funcionário ou consultor externo.
O que faz esse profissional?
Na prática, esse profissional cria um plano de trabalho para garantir o compliance interno e externo na empresa.
Inicialmente, o profissional de compliance deve conhecer as atividades diárias da empresa, seus funcionários e investigar a que tipo de situações de risco ela está exposta, como, por exemplo, um risco financeiro. Isso faz com que o cargo seja de confiança, exigindo atuação com a diretoria da empresa.
A partir disso, seu papel é implementar um programa que informe a empresa sobre os riscos observados, exigindo o controle e o cumprimento de leis e regulamentos.
Em serviços governamentais, pode ser exigida também a fiscalização de corrupção.
A função também garante que a empresa cumpra com as regulações governamentais impostas ao setor de atuacão da empresa.
Assim, é sua função proteger a empresa ou instituição, agindo como um verdadeiro conselheiro. Mas, em casos em que ela não siga os princípios éticos necessários ou descumpra uma lei, é seu dever informar à justiça o ocorrido.
Como é possível perceber, ser um CCO demanda diversas habilidades diferentes, confira quais são elas a seguir.
Quais são as habilidades necessárias?
Como já afirmamos, o compliance officer ocupa um cargo de confiança, que exige ética. Para tal, é indispensável ter integridade. Mas não é somente isso que esse profissional precisa.
Como ele atua monitorando a empresa no geral, isso requer facilidade de comunicação e capacidade de relacionamento, já que ele deverá ser capaz de transitar por todas as áreas.
Além disso, o CCO é responsável por gerir tecnicamente a legislação de um negócio, o que exige autoridade. Mas ele não deve ser visto como um inimigo pela empresa, ou seja, aquele que só sabe aplicar leis e não defende a companhia.
Pelo contrário, deve saber negociar e ser capaz de convencer uma organização sobre a melhor atitude a ser tomada, mesmo que ela não seja a estratégia mais popular.
No dia a dia da profissão, precisará lidar não só com conhecimentos jurídicos, mas também de administração, gestão de empresas, contabilidade e finanças. Dessa forma, é um profissional multidisciplinar.
Quanto ganha um compliance officer?
Definir a renda de profissionais é sempre complexo porque ela é influenciada por fatores como:
- o tipo e tamanho da empresa
- o setor da empresa
- a formação e titulação do profissional
- a experiência prática do profissional
No Brasil, temos observado no Indeed vagas divulgadas em torno de 8 a 20 mil reais para compliance officer.
Esse profissional tem um renda em torno de 60 a 150 mil dólares nos Estados Unidos.
As empresas canadenses também pagam, dólares canadenses, em torno de 70 a 150 mil para profissionais de compliance.
Como faço para me tornar um compliance officer?
Para se tornar um compliance officer, você precisa aprimorar seus estudos e entender melhor de direito empresarial, negócios, administração e gestão de empresas.
Caso você já possua bons conhecimentos na área de direito, uma opção é procurar um mestrado em administração que lhe dará uma boa visão de gestão de empresas e finanças. Eventualmente, você pode também seguir direto para mestrado em compliance.
Se você está considerando se tornar um compliance officer ou ainda tem dúvidas se esse é o melhor caminho, assine nossa newsletter e acompanhe mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao direito profissional.
- O guia essencial de Compliance
- Carreira de compliance officer
- Código de conduta para compliance
- Compliance ambiental
- Compliance criminal
- Compliance digital
- Compliance empresarial
- Compliance fiscal
- Compliance na saúde
- Compliance no setor público
- Compliance trabalhista
- Compliance tributário
- Due Diligence
- Gestão de risco em compliance
- Lei anticorrupção
- LGPD e compliance
- Motivos para implantar o compliance
- Programa de compliance e programa de integridade