Marketing digital para advogados: como ganhar visibilidade online

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Apesar de ter surgido há pouco mais de 2 décadas, apenas nos últimos anos o marketing digital obteve seu “boom”. A internet revolucionou o modo como as empresas e os profissionais passaram a se comunicar com seus clientes e a divulgar seus produtos e serviços. Um dos avanços foi a sua aplicação em diversas áreas, como o marketing digital para advogados.

Esse tipo de marketing facilita o posicionamento do profissional no mercado, ajuda no networking, tem um custo menor em relação às ações de marketing tradicional, possibilita um melhor entendimento sobre as necessidades dos clientes e ainda é um grande diferencial na área, já que esses tipos de ação ainda são pouco explorados no ramo.

A seguir, vamos mostrar as melhores estratégias de marketing digital para você, advogado, ganhar mais visibilidade online. Confira!

Crie um site para o seu escritório

Muitos clientes fazem uma pesquisa prévia na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço, e isso vale também para a contratação de um advogado. Hoje é muito comum que as pessoas façam pesquisas para encontrar profissionais do ramo. Geralmente, essa busca é feita pelo Google, e é aí que entra a importância de ter um site bem elaborado e estruturado: assim fica mais fácil ser encontrado na internet.

Além disso, um site funciona como um importante cartão de visitas online. Para tanto, é necessário que sua página tenha um layout “clean” e atraente, com informações importantes do escritório ou do profissional, como currículos, histórico, experiências e também dados para contato, como endereço, e-mail e telefone.

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais têm sido bastante utilizadas por profissionais e escritórios de advocacia. Isso porque são ferramentas que facilitam a comunicação com o público, além de serem uma excelente vitrine para os advogados. Sem contar que são gratuitas, não violam o código de ética e você pode publicar conteúdos sobre assuntos relevantes no ramo do Direito.

Nas redes sociais mais focadas em relacionamentos informais — como Facebook e Instagram —, o ideal é criar uma página e desvincular seu perfil pessoal do profissional. Já o LinkedIn é essencial para advogados. Por ser uma ferramenta direcionada a assuntos profissionais, você deve utilizá-la para divulgar seus trabalhos e seu currículo.

Invista no relacionamento com clientes

A propaganda “boca a boca” é ainda uma das maneiras mais eficazes de conseguir mais clientes. Como geralmente os clientes não procuram um advogado com frequência, a indicação para familiares e amigos é fundamental. Para isso, além de fazer um bom trabalho, é preciso se destacar de outras formas, como no desenvolvimento de relacionamentos duradouros e benéficos, tanto para o advogado quanto para o cliente.

O marketing digital também pode auxiliar nesse processo de relacionamento com o cliente, gerando conteúdo útil, enviando e-mails marketing com artigos interessantes sobre a área, respondendo aos clientes rapidamente nas redes sociais etc. Assim, você “marca presença” e será sempre lembrado pelos seus clientes para as próximas ações — ou mesmo indicado para novos clientes.

Use o marketing digital para a prospecção de clientes

Uma boa estratégia para prospectar mais clientes é utilizar o site, o blog e as redes sociais como “iscas”. Disponibilizando artigos, resenhas de livros, e-books e outros materiais relevantes, é possível solicitar telefones e endereços de e-mail das pessoas para, posteriormente, realizar o trabalho de prospecção com esses possíveis clientes.

É claro que tudo isso deve ser feito de maneira consensual, e o usuário precisa estar ciente da forma como esses dados serão utilizados. É importante ressaltar que a prospecção não deve ser ativa, mas uma forma de manter um bom relacionamento com o seu público — e como consequência, tornar-se uma autoridade no mercado.

Escreva textos para blogs sobre Direito

Procure blogs com bons conteúdos e dedique um tempo mensal para escrever um artigo. Você pode mostrar como algo é feito em seu escritório, por exemplo. Isso apresentará você como um especialista, mostrando algo de valor quando seu futuro cliente estiver pesquisando sobre você na internet. Trata-se de uma forma inteligente de networking.

Pode ser que o blog do seu escritório ainda seja pouco conhecido, mas à medida que você escreve para outros blogs temáticos com maior alcance, as pessoas passarão a acompanhá-lo também. É assim que você consegue novos clientes e constrói a sua marca no mercado.

Entenda a importância do marketing digital para advogados

De nada adianta anunciar nas redes sociais ou escrever para um blog e parceiros se você não entende a real importância dessas ações. Alimentar essas páginas como se estivesse apenas cumprindo mais uma de suas funções do dia a dia pode não trazer os resultados esperados, e isso está relacionado ao foco.

Uma vez que você entende essa importância, fica mais fácil determinar onde é melhor anunciar, que tipo de conteúdo oferecer e mostrar-se disponível para interações. É assim que o marketing digital cumpre o seu papel na advocacia, fazendo com que o profissional tenha acesso a outras oportunidades de atuação.

Evite erros comuns

Existem alguns erros comuns na hora de fazer o marketing digital que podem comprometer todos os seus esforços nesse sentido. Eles devem ser conhecidos e evitados, para que os resultados esperados apareçam. Entre eles, podemos citar a não utilização de um design responsivo, o que faria com que suas propagandas não chamassem a atenção na proporção de que você precisa.

Também é necessário definir uma persona, baseando-se em pesquisas relacionadas ao seu público-alvo. Além disso, os conteúdos postados em seu blog precisam ser relevantes. Caso contrário, as pessoas não se tornarão leitoras assíduas. Já no sentido de melhorar a busca orgânica pelo seu nome, você precisa fazer otimizações de SEO.

Saiba utilizar o seu marketing pessoal

Você estudou anos para chegar à formação atual, não é mesmo? Está sempre à procura de especializações e faz questão de implantar inovações em seu escritório? Então, você precisa encontrar uma maneira de “contar” isso ao seu público, sem se tornar arrogante. As pessoas precisam saber o quanto você é tecnicamente preparado para atendê-las, e essa é uma das razões pelas quais poderão escolher contratá-lo.

Além disso, relate seus cases de sucesso e mostre seus demais diferenciais ao seu público. Lembre-se de que, no ambiente virtual, existem muitos advogados como você, talvez com a mesma capacitação. O que vai diferenciá-lo em um ambiente como esse é a forma pela qual você vende a sua imagem, o marketing pessoal.

Como vimos, o marketing digital para advogados é uma maneira inteligente de se manter em contato com o seu público e chegar ao conhecimento de muitos clientes em potencial. A internet é uma ferramenta moderna que chegou para revolucionar nossa forma de trabalho. Saber utilizá-la ao seu favor é o grande segredo para alcançar o sucesso desejado. Em um mercado tão competitivo, não basta ser bom. Você deve conhecer as formas de contar isso ao seu público!

E-book - Guia definitivo de marketing para advogados

Previous article5 vantagens em ser advogado correspondente
Next article5 dicas para aumentar a produtividade em escritórios de advocacia
A Elo Jurídico é uma multiplataforma para contratação de advogados e correspondentes jurídicos. Ela permite a conexão entre cidadãos que precisam de advogados e escritórios de advocacia que precisam de correspondentes para realização de diligências de uma forma prática, moderna e simples.