5 dicas para aumentar a produtividade em escritórios de advocacia

Dicas para aumentar a produtividade em escritório de advocacia

Organizar as tarefas dentro de um escritório de advocacia pode ser um grande desafio para muitos, principalmente para aqueles que acabaram de abrir um. Nesse contexto, vale lembrar que uma boa gestão de processos não se limita apenas a cumprir os prazos processuais.

Em todo negócio/serviço existe uma concorrência de mercado e, nessa nessa situação, é necessário aumentar a produtividade para conseguir oferecer um serviço melhor.

Por isso, veja abaixo algumas dicas e sugestões de ferramentas que podem ajuda a deixar o seu escritório de advocacia mais produtivo:

1. Não deixe para depois

A procrastinação é um mal que afeta milhares de pessoas e, consequentemente, empresas e escritórios. Deixar para depois o que pode ser feito naquele momento é um erro que pode trazer grandes transtornos.

O responsável pode esquecer e perder prazos importantes, por exemplo. Se for algo que não demorará para ser feito, é melhor que seja concluído de imediato.

Procrastinar com tarefas simples só atrapalha o andamento de outras mais complexas e também de outros setores do escritório.

2. Tenha horários para acessar as redes sociais

O brasileiro tem uma cultura muito forte de acessar as redes sociais mesmo no horário de trabalho.

Elas não são as vilãs, mas a falta de foco e de organização com os horários pode fazer delas um empecilho para um bom rendimento no trabalho.

Pode não parecer, mas aqueles 5 minutos no Instagram e mais 10 minutos no Facebook, várias vezes durante o dia, acabam tomando um tempo enorme. Determine horários de acesso, por exemplo, durante o almoço ou nos intervalos para o café.

3. Use a tecnologia a seu favor

O nosso cérebro está, cada vez mais, recebendo informações diariamente — não é por acaso que estamos ficando mais esquecidos e distraídos.

Usar a tecnologia para armazenar toda essa informação e deixar que parte do trabalho seja feita por softwares e aplicativos é uma forma de ter mais tempo para cuidar de outras tarefas.

Por exemplo: aplicativos de calendários são excelentes para anotar as datas importantes e o que você tem que fazer em cada uma delas.

Eles normalmente vêm com alertas para que você não esqueça de nenhum compromisso urgente, também.

4. Estabeleça metas

Todos nós conseguimos ser muito mais produtivos quando estabelecemos metas. O nosso cérebro precisa de um objetivo para seguir. Ele consegue trabalhar melhor dessa maneira e acaba nos deixando mais eficientes e eficazes.

Lembre-se: as metas precisam ser quantificadas. Por exemplo: preparar uma determinada quantidade de defesas em um dia ou uma semana.

O ideal é que você crie metas em curto (para um dia), médio (para uma semana ou mês) e longo prazo (para um trimestre ou semestre).

5. Controle bem cada minuto do seu tempo

Fazer uma boa gestão do tempo ajuda e muito a aumentar a produtividade dentro do escritório.

Quando você estabelecer que vai usar cada hora do seu dia para fazer uma determinada tarefa, é possível conseguir mais organização e, assim, realizar mais tarefas dentro das mesmas 24 horas de todos os dias.

Não se esqueça de separar um tempo para cuidar de você. Reservar, pelo menos, 1 hora do dia para praticar exercícios aumenta o foco e a produtividade no trabalho, por exemplo.

Focar no seu bem-estar também ajuda a deixar o dia muito mais leve.

Se você quer receber mais informações sobre como aumentar a produtividade e outras relacionadas ao mundo jurídico, então siga-nos nas redes sociais — estamos no Twitter e no Facebook!

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 5]