Você conhece os benefícios do uso da Tecnologia no Direito?

Embora considerado um sistema social autônomo, é impossível desvincular o Direito das esferas culturais, políticas e econômicas e, uma vez que o mundo muda, a adequação à nova realidade se faz cada vez mais necessária. Se a sociedade muda, o Direito precisa acompanhar. E o uso cada vez mais difundido da tecnologia provocou mudanças em todas essas esferas. E quando falamos da intervenção da tecnologia no Direito, não nos referimos apenas à criação de novas leis que consigam englobar crimes cibernéticos, mas também de como o uso da tecnologia pode revolucionar seu escritório, trazendo mais agilidade e segurança para sua equipe e clientes, além de ser uma ótima forma de se destacar da concorrência.

Os benefícios do uso da tecnologia no Direito

Como dito acima, incluir a tecnologia em sua rotina resulta em muito mais agilidade para você e sua equipe e mostra que o seu escritório está atualizado e que investe no melhor para os seus clientes. Para o ramo jurídico, vários softwares podem ser utilizados para melhoria na rotina, como a informatização de bancos de processos, sistemas de gestão e, claro, documentos em vias digitais, que não são danificados pelo tempo e que podem ser acessados de qualquer lugar. Conheça agora outras vantagens de incluir a tecnologia na rotina do seu escritório.

1 – Profissionalização do escritório

Você ainda anda com várias anotações em papel ou coloca tudo no celular? A centralização de informações que você já tem no seu dia a dia pode revolucionar sua forma de trabalhar. Informatizar os sistemas reduz o volume de documentos arquivados, além de possibilitar várias cópias de segurança, reduzindo também suas saídas do escritório. Também é preciso ver seu escritório como um negócio que precisa ser administrado com eficiência. O uso de softwares auxilia nessa questão gerenciando documentos e despesas, faturas de clientes e alertando a respeito de prazos e demais funções gerenciais.

2 – Acompanhamento eletrônico de processos

Antes, era preciso estar de olho em vários sites de órgãos diferentes para ter acesso às últimas movimentações dos processos. Hoje, os softwares permitem que você faça isso de forma mais centralizada e rápida, emitindo alertas no próprio programa ou enviando as atualizações para seu e-mail, uma vez que são integrados ao sistema de consulta dos tribunais. Quaisquer novidades no Diário Oficial ou em seus processos chegarão até você na mesma hora.

3 – Peças processuais padronizadas

Além de gerir, os programas também ajudam você a criar as peças processuais e outros documentos que são rotina no escritório, estipulando um padrão a ser seguido por toda a equipe de acordo com a demanda e estratégia. Essa automatização possibilita você a se dedicar a outras tarefas, muito mais intelectuais e complexas.

4 – Reuniões a distância

Parece que anda impossível encontrar um espaço em comum em sua agenda e na de seu cliente para um encontro profissional? Sem problemas! Quem sabe sua reunião possa ser realizada online, sem sair do escritório. As videoconferências são fáceis de realizar, exigindo apenas um computador com microfone, câmera e acesso à internet, e ainda reduzem custos eventuais com transporte, alimentação e hospedagem.

5 – Conexão com o cliente

Armazenar os documentos na nuvem, tecnologia chamada cloud computing, é uma ótima forma de ter seus documentos e processos sempre à mão. Por estarem na internet, você não precisa carregar os arquivos em pen drives, por exemplo. Essa tecnologia também permite que seu cliente acompanhe o processo, basta que você libere o acesso aos arquivos e ele tenha acesso à internet. Introduzir a tecnologia no Direito traz vantagens para todos os envolvidos: para você, que otimiza seu tempo; para o cliente, que tem acesso a você e ao processo de forma online; para sua equipe, que terá sempre ao alcance os documentos e processos que precisam de forma rápida e organizada e, claro, para seu escritório, que se mostra moderno perante o cliente e com um grande ganho de produtividade interna. Agora que você já conhece melhor os benefícios de ter a tecnologia como sua aliada, aproveite para descobrir mais sobre marketing jurídico e quais os principais erros que os escritórios de advocacia cometem. Será que o seu comete algum? Leia e descubra! Conheça também softwares para advocacia que ajudarão seu escritório a alcançar os benefícios indicados neste conteúdo.
Dê uma nota a este post!
[Nota média: 0]