Qual a importância da inovação na advocacia? Entenda!

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

O profissional que investe em inovação na advocacia conquistará diferenciais competitivos que alavancarão sua carreira na área. Nesse sentido, um jurista de sucesso deve buscar continuamente por meios de se atualizar, conhecer as principais tendências da sua área e estudar a melhor forma de aplicá-las.

Se você deseja crescer no ramo, conquistar a confiança do seu público, fidelizá-los e aumentar sua produtividade, então esta leitura é essencial. Aqui explicamos as principais inovações da área e os benefícios de aplicá-las. Acompanhe!

Quais são os tópicos de inovação em advocacia?

Primeiro, saiba que inovações representam qualquer tecnologia ou nova forma de trabalho que ainda não são amplamente utilizados pelos escritórios. Veja algumas delas abaixo.

Chatbot

O chatbot utiliza um sistema inteligente para se comunicar automaticamente com os clientes. Sua finalidade não é substituir o atendimento do advogado, mas responder questionamentos simples para otimizar a rotina do escritório. Ele pode ser implementado em diferentes canais, como Messenger do Facebook, WhatsApp Business ou até mesmo no chat oficial do site do escritório.

Inteligência artificial (IA)

A IA simula a inteligência humana. No campo do direito, essa tecnologia já pode ser usada para automatizar atividades burocráticas e manuais. Alguns exemplos são a pesquisa avançada de jurisprudência, os agendamentos, a elaboração de contratos, a pesquisa e o acompanhamento de processos, entre outras operações.

Armazenamento e computação em nuvem

O armazenamento em nuvem consiste em usar servidores e redes de terceiros para guardar arquivos. A computação em nuvem (cloud computing) envolve a contratação de um sistema de gestão, que é acessado via internet e disponibiliza vários recursos úteis ao advogado. Isso gera muitas economias ao advogado, além de permitir que ele trabalhe em qualquer lugar, recupere facilmente arquivos perdidos (via backups) e muito mais.

Qual é a importância da inovação na área?

O advogado conquista muitos benefícios ao aproveitar das tendências listadas. Entenda alguns deles abaixo.

Possibilidade de oferecer um trabalho com maior qualidade

As tecnologias automatizam diversas operações que são burocráticas, como acompanhamento de processos, por exemplo. Isso permite que o advogado dedique mais tempo às atividades que agregam mais valor ao seu cliente, como a criação de estratégias processuais, estudo mais aprofundado sobre as causas que atuam etc.

Além disso, as inovações também potencializam o trabalho do profissional. A computação em nuvem, por exemplo, garante que o advogado tenha acesso à todas as ferramentas de trabalho à distância. Isso viabiliza o home office (trabalho remoto) e permite que ele continue entregando valor ao cliente mesmo durante um cenário de isolamento social, como o que estamos passando.

Crescimento o ramo de atuação

O ramo do direito é conhecido por ser muito conservador e resistente à mudança, o que faz com que grande parte dos advogados deixem de modernizar seus processos. Se você implementar as inovações no seu escritório, conquistará vantagens que destacarão seus serviços perante seus concorrentes no mercado.

Assim, para aplicar uma inovação na advocacia, é preciso que o advogado abra sua mente e esteja disposto a transformar sua forma de trabalho. Lembre-se que é fundamental buscar continuamente por novos conhecimentos na área jurídica, pois novas tendências surgirão com o transcorrer do tempo.

Achou este conteúdo interessante? Compartilhe-o já nas suas redes sociais para informar aos seus colegas, sócios e parceiros sobre as inovações na área e seus benefícios!