Home Colunistas STJ distingue moradia prolongada de posse apta à usucapião

STJ distingue moradia prolongada de posse apta à usucapião

0
10

Morar durante décadas em um imóvel da família não basta, por si só, para adquirir sua propriedade por usucapião. Esse foi o entendimento da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça ao rejeitar o pedido de um casal que afirmava ocupar há 29 anos um imóvel integrante da herança.

O casal alegou que utilizava o imóvel como residência, de forma exclusiva e contínua, e que havia realizado obras. O pedido foi acolhido em primeira instância, mas o Tribunal de Justiça de Alagoas reformou a sentença por entender que a ocupação decorria da permissão dos proprietários. O STJ manteve esse entendimento.

A questão central era demonstrar que o casal exercia a posse como dono, condição conhecida juridicamente como animus domini. Nas relações familiares, permitir que alguém more em um imóvel pode ser uma forma de auxílio, solidariedade ou organização da vida doméstica. Por isso, a permanência no local e a realização de obras não comprovam, sozinhas, uma posse capaz de levar à usucapião.

No caso julgado, o imóvel continuava relacionado no inventário e ainda não havia sido partilhado. Além disso, os demais herdeiros se opuseram ao pedido. Essas circunstâncias reforçaram a conclusão de que não estava demonstrada a posse exigida para o reconhecimento da usucapião.

Isso não significa que um herdeiro esteja impedido de adquirir por usucapião um bem da herança. O próprio STJ admite essa possibilidade em situações específicas, desde que todos os requisitos legais sejam comprovados, incluindo a posse exclusiva, exercida como dono pelo prazo necessário e sem oposição dos demais proprietários.

O relator também destacou a necessidade de preservar as regras da sucessão. A usucapião não pode ser utilizada como caminho indireto para transferir patrimônio entre pais e filhos sem observar as proteções legais que resguardam os demais herdeiros.

Como a Legística ajuda a escolher o caminho

O caso permite aplicar à decisão jurídica uma orientação da Legística Material. Antes de escolher o instrumento, é preciso compreender o problema e definir o resultado pretendido. Aqui, desejar permanecer no imóvel e desejar adquirir sua propriedade são objetivos diferentes, que podem exigir providências distintas.

Na prática, a investigação começaria pela origem da moradia. Quem autorizou a entrada do casal? Em quais condições? Houve algum fato posterior que demonstrasse uma mudança na forma de ocupar o imóvel? Essa mudança era perceptível aos demais titulares? Documentos, comunicações e comportamentos precisariam ser examinados para responder a essas perguntas.

O resultado dessa investigação orientaria a comparação dos caminhos disponíveis. Se as provas demonstrassem apenas uma moradia permitida pela família, insistir na usucapião deixaria sem resposta o requisito central identificado no julgamento. Seria necessário examinar as possibilidades de organizar o uso do imóvel ou de atribuí-lo a um dos interessados por acordo e partilha, conforme os direitos envolvidos. Se houvesse elementos de posse exclusiva como dono, caberia verificar os demais requisitos da usucapião.

É nesse ponto que a Legística produz uma consequência concreta. O diagnóstico permite identificar qual caminho merece ser aprofundado e quais informações ainda faltam antes de agir. Neste caso, os 29 anos de moradia não supriram a ausência de prova da posse como dono. Uma análise centrada nessa diferença permite avaliar a viabilidade da pretensão antes de assumir os custos e o tempo de um procedimento que pode não alcançar o resultado desejado.

Referências

Notícia retirada de Superior Tribunal de Justiça. Ocupação prolongada de imóvel por herdeiro não basta para usucapião. Publicada em 30 set. 2026. Leia a notícia.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Quarta Turma. AREsp 2.983.084/AL. Relator Ministro Raul Araújo. Julgado em 9 jun. 2026. Publicado no DJEN em 6 jul. 2026. Consulte o acórdão.

DELLEY, Jean-Daniel. Pensar a lei. Introdução a um procedimento metódico. Cadernos da Escola do Legislativo, v. 7, n. 12, jan./jun. 2004, p. 101–143.  Consulte o texto.