Escutar o texto
|
Quando uma organização conquista um grande crescimento e alcança grande parte (ou todo) seu potencial de crescimento em um país, uma das estratégias que podem ser explicadas para continuar seu desenvolvimento é denominada internacionalização de empresas.
Por isso, esse é um conceito importante para qualquer empreendedor que deseja que seu negócio seja bem-sucedido no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este material para entender seu significado, desafios e oportunidades que você encontrará, seus benefícios, entre outros tópicos relacionados ao tema. Confira!
O que significa internacionalizar uma empresa?
Esse é um processo gradual e contínuo em que uma empresa inicia suas atividades fora do seu país de origem. A organização estuda o novo mercado que pretende atingir e traça planos para atingir seus objetivos.
Há diferentes táticas que podem ser aplicadas dentro da internacionalização das empresas, ela pode exportar seus produtos, adquirir uma empresa no exterior, fazer parcerias com entidades estrangeiras ou internacionais, abrir subsidiárias em outro país, entre outras.
É fundamental que o gestor conheça os principais desafios e oportunidades que ele se deparará. Quanto aos primeiros, podemos listar:
- os gestores precisam tomar cuidado para não perder o mercado local enquanto internacionalizam;
- o idioma diferente pode ser uma barreira caso você não encontre tradutores ou profissionais bilíngues;
- é importante conhecer as diferenças culturais e trabalhá-las para que não prejudiquem o negócio.
Em relação às oportunidades geradas à empresa, são elas:
- diferentes do que muitos pensam, não é preciso ter uma grande estrutura ou abrir um “CNPJ” em cada país, pode-se expandir em outros mercados atuando apenas localmente;
- graças ao avanço da tecnologia, é possível vender online para outros países;
- a internet tornou mais fácil encontrar tradutores e pessoas competentes, seja no Brasil ou em outros países.
Por que a internacionalização de empresas é importante?
Vários benefícios são proporcionados à empresa que inicia o processo de internacionalização e o realiza corretamente. Veja quais são eles:
- ganho de novos mercados: o gestor identifica oportunidades de negócio no exterior. Isso acontece, por exemplo, quando se verifica que não há concorrentes do produto ou serviço em outro país;
- desenvolvimento global da marca: a marca já está consolidada no país e pode conquistar um público externo;
- redução e diversificação de riscos: a internacionalização pode ter o objetivo de se proteger contra riscos internos (como uma nova lei que prejudica a empresa), crises nacionais, mudança de comportamento do público interno etc.;
- conquista de um diferencial competitivo: acordos com empresas estrangeiras podem funcionar como uma vantagem de mercado.
Para que tipo de empresa a internacionalização é indicada?
Essa atividade não é restrita a um tipo específico de negócio e até mesmo empresas de porte menor são capazes de realizá-la. O sucesso desse processo dependerá de outros fatores, como a demanda do mercado e existência de impedimentos legais.
O processo de internacionalização de empresas deve ser iniciado com um planejamento completo, ele deve incluir um estudo da própria empresa, da economia do país estrangeiro, seu mercado concorrente, público-alvo, entre outras características. Empreendedores ou profissionais que desejam se aprofundar no assunto podem realizar treinamento específico oferecido pela Ambra University.