3 aplicativos para advogados que facilitam a rotina de trabalho

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, vemos como o uso de determinadas ferramentas permite a otimização do tempo e o aumento da produtividade também na atuação profissional. Desse modo, a advocacia — cuja prática exige muita dedicação e o cumprimento de inúmeras atividades — também vem investindo na inovação com o uso de aplicativos para advogados.

Essas ferramentas são bastante úteis e otimizam o trabalho dos advogados, auxiliando no dia a dia da profissão. Com o uso dos dispositivos mais adequados à área jurídica, o operador do Direito consegue direcionar sua atenção para as tarefas mais estratégicas, ganhando um diferencial competitivo no mercado.

Para conhecer mais sobre o uso de 3 dispositivos que são tendências na área jurídica, continue a leitura!

1. Supremo em ação

Uma das principais responsabilidades do advogado é realizar o acompanhamento processual corretamente. Afinal, é preciso estar ciente do andamento da ação e do decurso dos prazos. Dessa forma, alguns tribunais brasileiros estão investindo em aplicativos específicos para que os advogados realizem pesquisas sobre os processos e tenham acesso às principais informações.

Com esse objetivo, o Superior Tribunal Federal (STF) criou o aplicativo Supremo em Ação. Trata-se de uma ferramenta por meio da qual os profissionais que atuam no meio jurídico podem visualizar informações e acessar a movimentação processual de cada ministro do Tribunal.

Outra função interessante é que o Supremo em Ação permite o acesso a decisões e ações mais antigas. O aplicativo é gratuito e está disponível nos sistemas Android e IOS.

2. Legal Cloud

Em sua atuação, o advogado precisa lidar com diferentes tipos de prazo, o que pode dificultar acompanhar cada um deles e não se perder em meio a contagem dos dias. Para facilitar essa atividade, surgiu o Legal Cloud, uma calculadora jurídica que permite efetuar diversos cálculos e ajuda a descobrir a data final de cada prazo. Para isso, basta inserir a data da publicação e os dias até o vencimento.

Assim, o Legal Cloud permite escolher diferentes formas de contagem com base no Código de Processo Civil, no Código de Processo Penal, no Juizado Especial Cível ou na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O aplicativo oferece uma versão gratuita e está disponível para Android e IOS.

3. Evernote

O advogado precisa, frequentemente, fazer anotações sobre compromissos, reuniões, processos, entre outros assuntos importantes. Contudo, a rotina agitada exige que ele tenha os recursos para isso sempre à disposição para anotar tudo o que precisa de qualquer lugar.

Por isso, embora não seja um aplicativo criado especificamente para o setor jurídico, o Evernote é muito utilizado pelos profissionais do Direito. Ele funciona como um banco de anotações completo para ser usado para qualquer tipo de informação.

Com o Evernote, é fácil organizar os apontamentos por assuntos, contribuindo para a localização de cada item. Além disso, ele permite adicionar notas, capturas de telas, imagens em geral e áudios de qualquer lugar. E, ainda, é possível sincronizar os arquivos com qualquer dispositivo que o advogado utilize. O aplicativo oferece uma versão básica gratuita e está disponível para Android e IOS.

Enfim, existem diversas vantagens em utilizar aplicativos para advogados no dia a dia da profissão. Além de serem excelentes ferramentas de gerenciamento de processos, eles tornam o trabalho mais produtivo, otimizando as inúmeras tarefas da advocacia e auxiliando na organização processual.

Conheça outros 7 aplicativos essenciais para advogados.

Gostou do nosso conteúdo? Para ficar por dentro das principais notícias da área jurídica, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn!