5 dicas de organização para escritórios de advocacia

Todos nós gostamos de chegar em casa e vê-la bem organizada, com tudo em seu devido lugar e limpa. É uma sensação de bem-estar e conforto inigualável.

Certamente você também gosta de manter o seu escritório dessa forma e é por isso que vamos passar aqui algumas dicas de organização que você pode colocar em prática o quanto antes!

Dicas de organização para seguir

A organização é importante em qualquer lugar, especialmente no ambiente de trabalho.

Além de facilitar o dia a dia de toda a equipe, também ajuda a mostrar profissionalismo para os clientes que chegam. Veja, abaixo, as dicas que preparamos:

1. Mantenha apenas o essencial

O primeiro ponto, aqui, é organizar e guardar aqueles documentos que você só precisa de vez em quando.

Pegue-os e organize-os para liberar espaço na sua mesa para o que realmente é necessário diariamente. Além disso, ter a mesa mais “limpa” ajuda a manter o foco, e a mente consegue trabalhar melhor e com mais produtividade.

Caso não tenha lugar para armazenar toda a papelada, uma boa opção é digitalizar tudo ou, pelo menos, aquilo que pode ser jogado fora.

2. Tenha um arquivo

Por mais que o tempo passe, ter um arquivo físico sempre é uma forma útil de guardar todos os documentos de forma organizada.

Nesse caso, você pode escolher cores de pastas diferentes para determinadas áreas do direito ou para cada sócio do escritório. Isso facilita a vida de todos e torna os processos mais rápidos.

Não precisa fazer isso o tempo todo, mas, para não acumular mais papel na mesa, o ideal é que você guarde os documentos nos arquivos todos os dias, no final do horário de trabalho, e faça isso com calma para não se atrapalhar.

3. Seja minimalista

O minimalismo é uma filosofia de vida que pode ser aplicada em diversas áreas, inclusive no trabalho. Ele defende que devemos ter e comprar apenas aquilo que realmente usamos, ou seja, apenas o necessário para o desenvolvimento das nossas atividades diárias.

No caso do escritório de advocacia, deixe na prateleira apenas aqueles livros que você realmente usa. Considerando que hoje temos livros digitais e a Internet para nos ajudar, ficarão poucos na sua sala. Quanto aos objetos de decoração, tente usar o mínimo possível, até porque eles ocupam um espaço que pode ser muito útil a qualquer momento.

4. Siga um padrão

Provavelmente você trabalha com outras pessoas dentro do escritório e, por isso, é necessário seguir um padrão de organização para que todos possam entender onde e como está guardado cada item do lugar.

Você pode usar etiquetas e clipes coloridos e estabelecer a representação de algo para cada cor.

Por exemplo, em algum documento que está com prazo para vencer em poucos dias, você pode por uma etiqueta vermelha para sinalizar maior atenção. O ideal é fazer essa organização logo que o documento chegar na sua mão.

5. Atente para a decoração

Faça questão de ter sempre um ambiente bem iluminado e arejado.

O ideal é que as paredes sejam brancas, e os móveis tenham uma cor padrão em todo o ambiente. É importante também colocar um pouco de verde.

Plantas pequenas, que possam ficar na estante, ou algo maior para o canto da sala, sempre conseguem alegrar o local.

Gostou das nossas dicas de organização? Então compartilhe-as nas redes sociais para ajudar os seus amigos!

 

Gestão de Escritório de Advocacia

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 5]