7 incríveis advogados nas séries de TV

Um dos posts com mais leitura em nosso blog foi o que reunimos dicas de filme com temas jurídicos ou com personagens famosos que atuavam como advogados nas séries de TV. Recebemos pedidos, prometemos e agora vamos cumprir: listaremos 7 séries jurídicas que valem a pena ser acompanhadas.

Como são retratados os advogados nas séries de TV? Esse retrato realmente tem a ver com a realidade? Neste post, vamos listar as sete principais séries que encontramos, mas queremos receber ainda mais dicas e indicações sobre as suas preferidas, combinado? Então, vamos lá!

Por que acompanhar os advogados nas séries de TV?

O universo do Direito sempre desperta a curiosidade das pessoas — não importa se elas atuam na área ou não. Exatamente por isso podemos ver tantas séries e filmes criados com tramas e personagens relacionados a essa profissão.

Certamente, um advogado não assiste a essas produções com o mesmo olhar de um espectador comum, pois sabe que muito do que se passa ali não é factível ou, até mesmo, viável na vida real.

Ainda assim, acompanhar esses títulos pode ser enriquecedor, pois, muitas vezes, eles trazem o dia a dia dos profissionais de outras partes do mundo, ensinando como o Direito atua em nacionalidades diferentes. E, cá para nós, sempre há atitudes que podem nos motivar e inspirar em nosso próprio trabalho, não é? Então vamos lá!

1. Ally McBeal

Produzida pelo premiado produtor norte-americano David Edward Kelley, Ally McBeal foi exibida pela Fox em cinco temporadas entre 1997 e 2002. A série narra as aventuras de uma advogada (Ally McBeal) e o seu desejo de encontrar um parceiro ideal para se casar e se dar bem na vida, emocionalmente e profissionalmente.

Toda a trama se desenrola num escritório de advogacia, em Boston, onde Ally e o resto de seus colegas excêntricos trabalham e vivem situações bastante irreais.

A série foi muito aclamada em premiações como o Emmy Awards e Globo de Ouro e suas reprises são acompanhadas até hoje pelo canal fechado. As temporadas em DVD também são um sucesso.

2. Boston Legal

Outro grande sucesso de David Edward Kelley, Boston Legal é conhecido no Brasil como Justiça sem Limites. Dramática e irônica, a série entrou no ar na TV americana em 2004 e teve a sua última temporada exibida em 2008.

Os advogados Alan Shore (Spader) e Denny Crane (Shatner) lideram uma brigada de milionários processos em um prestigiado escritório de advocacia de Boston, chamado Crane, Poole & Schmidt. Eles atuam com métodos nada convencionais e de caráter duvidoso.

A série ganhou milhares de fãs e o tom dinâmico, repleto de humor negro, confronta os problemas sociais e morais enquanto os advogados tentam conquistar fama, fortuna e felicidade. Alguns fãs descrevem a série com uma frase famosa de Danny Crane: “Eu sou tão bom que nem eu acredito.”

3. Damages

Damages é uma refinada série de ficção jurídica da televisão estadunidense que estreou nos Estados Unidos em 2007. A série narra o drama vivido pela bem-sucedida advogada Patty Hewes e sua associada, Ellen Parsons, na firma de advocacia Hewes & Associates, em Nova York.

A primeira temporada gira em torno de um golpe multimilionário que o ex-chefe executivo de operações de uma empresa (Ted Danson) aplicou em seus investidores. O suspense fez a série ser aclamada pelo público e pela crítica, mas devido aos baixos índices de audiência nos EUA, a Fox Entertainment Group optou pelo cancelamento em 2010.

4. Suits

Suites retrata a vida em um prestigiado escritório de advocacia de Nova York que atende a grandes empresas e acaba por contratar Mike Ross: um jovem que foi expulso do colégio e admitido em algumas faculdades de Direito, mas sem nunca conseguir pegar o diploma — e finge que é formado na Harvard Law School.

Mas é claro que ele tem os seus talentos e, junto com Harvey Specter, forma uma dupla imbatível na área do Direito, enquanto tenta esconder esse “detalhe” de sua vida. Se você ainda duvida que essa trama é um sucesso, saiba que ela tem diversas indicações e prêmios, além de ter chegado até a nona temporada, recentemente renovada.

5. The goodwife

OS mais desavisados podem pensar que essa é uma série que mostra a vida de uma mãe, esposa e dona de casa exemplar. Mas não é bem assim.

Alicia Florrick, depois de anos fora do mercado de trabalho, se vê obrigada a voltar como advogada assistente por causa da prisão do seu marido promotor, Peter Florrick, por escândalos sexuais.

A cada capítulo, a série envolve o telespectador mais e mais, e não apenas por causa das vivências jurídicas: cada episódio traz, junto aos dramas das personagens, um caso diferentes que tem começo, meio e fim dentro dos cerca de 50 minutos.

Entre esses dramas, estão relacionamentos amorosos do casal e também relações extraconjugais, problemas entre os sócios, má condição financeira do escritório, desafios da família, humilhações, empoderamento feminino e muito mais. A série, que teve início em 2009, é bastante premiada, tem 7 temporadas e está atualmente disponível no Amazon Prime.

6. Better Call Saul

Quem sente saudades de Breaking Bad adorará saber que o advogado mais hilário e trambiqueiro de Albuquerque, Saul Goodman, ganhou uma spin-off só para ele!

Na série, Saul está tentando recomeçar a sua carreira de uma forma mais correta e tradicional possível — mas nem tanto. À primeira vista, pelo o que já conhecemos do personagem, podemos, até mesmo, esperar uma série de comédia, mas aqui o foco é o drama.

Better Caul Saul também traz muito sobre o passado do advogado, em uma produção bem-feita, com fotografia impecável e outras participações importantes, como Mike Ehrmantraut, que também fazia parte da turma de Walter White. A série acaba de lançar outra temporada na Netflix.

7. How to Get Away With Murder

Essa é a clássica série sobre advogados que conquista os mais diversos perfis de público. How to Get Away With Murder é uma série americana transmitida desde 2014 que retrata a vida da brilhante professora da área criminal Annalise Keating, interpretada por Viola Davis.

Junto aos seus alunos estagiários, ela se envolve em diversos problemas e assume casos difíceis de serem solucionados. Para completar a trama — e justificar o título da série — casos de assassinatos estão sempre rondando a turma.

E no meio de tudo isso, Annalise ainda tenta manter de pé o seu próprio casamento. As cinco primeiras temporadas estão disponíveis no Netflix para você se apaixonar agora mesmo.

Essas foram apenas algumas das nossas indicações sobre advogados nas séries de TV que vale a pena assistir, seja para se divertir, aprender sobre a área ou buscar inspiração.

am_cta_ebook12_novocodigocivil-1