A importância do treinamento de compliance

A importância do treinamento de compliance
Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

É cediço que uma relação de trabalho se submete não só à legislação trabalhista, mas a diversos outros regramentos espalhados pelo ordenamento jurídico. Sob o aspecto trabalhista, cita-se, a título de exemplo, as portarias do Ministério do Trabalho e Emprego, as Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho, as Convenções e Acordos Coletivos, as Convenções da Organização Internacional do Trabalho, dentre outras.

Atrelado ao ordenamento jurídico, encontram-se os códigos e regulamentos da própria empresa, os quais todos os colaboradores, sócios e diretores, estão obrigados ao cumprimento.

É em razão da vasta regulamentação a ser cumprida que o treinamento se torna de suma importância, além de contribuir para a transparência, ética, confiabilidade e boa reputação da empresa.

Compilado de regras

Obviamente não há qualquer necessidade da empresa compilar todo o regramento e repassá-lo em treinamentos aos colaboradores, principalmente, porque a eficácia ficaria comprometida com tanta informação.

É importante, inobstante, que haja o levantamento das principais situações e demandas a serem observadas, seja para estar em conformidade com a regra, seja para evitar riscos legais.

Neste sentido, treinamentos relacionados com os temas [i] diversidade e inclusão; [ii] ESG; [iii] fraude e corrupção; [iv] brindes; [v] relacionamentos com terceiros; [vi] conduta no ambiente laboral; [vii] LGPD e proteção de dados; [viii] assédio; são importantes de serem abordados.

Não se deve confundir o treinamento de compliance com o treinamento corporativo, já que este último relaciona-se com questões burocráticas da empresa, como solicitação de férias, solicitação de antecipação de despesas, atividades relacionadas à função, etc.

Periodicidade dos treinamentos

Orienta-se que os treinamentos sejam feitos anualmente, contudo, a partir do momento em que há alteração no código de conduta é obrigação da empresa promover treinamento para atualização da regra. Além disso, havendo alteração na legislação capaz de impactar internamente no comportamento, é necessário a promoção de treinamento.

Um programa de integridade apenas será eficaz quando o treinamento é promovido. Incentivar a conformidade e a boa conduta dos colaboradores traz inúmeros benefícios, podendo-se citar: a criação de um clima organizacional de respeito e segurança; minimização de fraudes e corrupção; melhora a imagem corporativa; aproxima investidores e interessados; evita ações judiciais, dentre vários outros.

Treinamento interativo

Falar sobre regras e condutas, apesar de ser inquestionavelmente importante, pode ser bastante desgastante e desafiador. Em razão disso, é necessário que os treinamentos de compliance sejam customizados conforme a necessidade da empresa e atraiam a atenção dos colaboradores.

Existem, atualmente, diversas empresas especializadas na criação de treinamentos com a interação direta dos colaboradores, envolvendo games, animações e/ou questionários, tornando, assim, a atividade mais prazerosa e eficaz.

Quanto mais os colaboradores se interessarem pelos treinamentos, menos riscos a empresa suportará.

E leia também sobre compliance antidiscriminatório.

Formação em Compliance

Referências

LEC. Treinamento interativo de compliance. Disponível em: https://conteudo.lec.com.br/treinamento-interativo . Acesso em 17/8/2023

Previous articleModelos de mediação
Next articleTive um problema em decorrência de uma relação de consumo, mas não quero ingressar com uma ação. Posso fazer algo? 
Júlia Tiburcio
Mestranda em Direito com ênfase em Compliance na Ambra University.