Como se preparar para uma audiência online? Não perca 4 dicas!

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

A sociedade vem avançando rapidamente com o uso da tecnologia, tendo o direito, obrigação de se adequar a essa nova realidade. Com o isolamento social que o mundo presenciou nos últimos anos, por causa da pandemia, a audiência online foi a solução mais eficaz para que os processos judiciais não ficassem paralisados.

No entanto, é necessário que as partes envolvidas, advogados e juízes entendam como funcionam as regras determinadas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Embora a audiência por videoconferência apresente diversas vantagens, é importante ter cuidado para que o processo legal e a defesa sejam preservados.

Pensando nisso, preparamos 4 dicas valiosas que farão com que você esteja mais preparado no momento da audiência online. Continue com a gente e boa leitura!

O que é audiência online?

É uma modalidade de audiência feita por videoconferência, autorizada pelo CNJ, com o intuito de manter o andamento das atividades do judiciário diante de um cenário de instabilidade, como é o caso da pandemia do covid-19.

De acordo com o CNJ, essa modalidade de audiência só deve acontecer se houver concordância das partes e utilizada nas seguintes situações:

  • preservação da segurança pública;
  • viabilização da audiência;
  • no caso do réu ou testemunha estiver com problemas de saúde;
  • no caso do réu responder por graves questões de ordem pública;
  • no caso de qualquer pessoa ser impedida de comparecer em juízo.

Como se preparar para uma audiência online?

Estar preparado corretamente para uma audiência online, ajuda a diminuir a tensão, elaborar uma estratégia de atuação, prever acontecimentos e evitar imprevistos durante o percurso. Além disso, também é importante seguir os seguintes pontos.

1. Estude o caso previamente

É fundamental que você saiba defender bem sua narrativa, ou seja, os fatos expostos pelo seu cliente. Portanto, o ideal é conhecer o caso previamente e levar em conta os pontos principais.

Analise todas as circunstâncias de atuação na audiência e, se preciso, peça a opinião de outros advogados. Além disso, analise os tópicos mais importantes do processo. Assim, com certeza você estará mais preparado para qualquer situação.

2. Faça anotações

Após estudar todo o processo, pegue uma folha para fazer anotações. Ela será como um guia para organizar decisões e pensamentos. Não se esqueça que as anotações devem ser sobre aspectos que considera pertinentes sobre o processo, principalmente para aqueles que estão começando a advogar.

Com as principais informações em mãos, fica muito mais fácil ter segurança para conduzir o processo.

3. Tenha controle emocional

Assim como na audiência presencial, é necessário manter a educação, o respeito e o controle emocional durante a chamada de vídeo. Por isso, tente não sair do sério e não perder o equilíbrio para passar segurança aos envolvidos.

Lembre-se que você representa o seu cliente e, sobretudo, a lei. Portanto, manter a calma, contribui para que você consiga alcançar bons resultados.

4. Atente para a linguagem corporal

Treine antes da apresentação e depois coloque em prática na audiência o seu discurso e a forma como vai se expressar. Saiba qual será a pauta a ser tratada e repasse o que deve ser dito em cada tópico.

Tenha uma postura confiante e firme, porém não arrogante, seja respeitoso e cordial com todos, até mesmo com seus adversários, mantendo um tom de voz formal e claro.

Por fim, é importante que você saiba se adaptar com à audiência online. Ela é mais voltada para a comunicação oral, porém o foco da câmera estará sempre no rosto dos integrantes, nesse caso, é essencial estar atento às suas expressões. Além disso, é importante orientar o cliente em relação a esse tipo de audiência, para que ele não se sinta despreparado ou inseguro.

Agora que você já entendeu como se preparar e se portar em uma audiência online, saiba o que esperar para o futuro da advocacia.

E-book "Pós-graduação em direito: como escolher a melhor opção"

Leia também:

Previous articleLecture “Tone at the top: the partnership between executives and compliance staff”
Next articleDERECHO ANTARTICO – La gestión polar ambiental en el marco de los Derechos Humanos
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.