Marketing jurídico: como prospectar mais clientes?

Seja qual a sua área de atuação, profissionais autônomos e empresários sabem que pensar em estratégias para atrair os clientes é uma das principais atividades na gestão do seu negócio. Afinal, é isso que garantirá a continuidade da empresa e a sua sustentabilidade financeira.

Na área jurídica, isso não é diferente. Contudo, além da acirrada concorrência, nesse caso os profissionais enfrentam também as limitações impostas ao marketing jurídico, previstas no Código de Ética da OAB. Ações corriqueiras de marketing, como o anúncio em rádio e TV ou a divulgação do preço dos serviços, ferem o código e não podem ser usadas pelos escritórios de advocacia.

Ainda assim, isso não significa que você deva desistir da divulgação e ter uma atitude passiva diante das oportunidades. Pelo contrário: essas limitações podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais criativas, que conferirão um importante diferencial ao seu escritório.

Quer saber quais são essas estratégias? Confira nossas dicas a seguir!

Invista no marketing de conteúdo

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o marketing de conteúdo, aliado a outras estratégias de marketing digital, pode ajudar você a se posicionar como referência na sua área de atuação.

Crie um blog e explore nele os temas que você domina e que são relevantes para o seu público-alvo. Além disso, coloque-se no lugar do leitor na hora de pensar na sua linha editorial e linguagem. Quando um cliente busca pelos seus serviços, que dúvidas ele pode ter? Como você pode solucioná-las?

Tenha em mente que a área jurídica é um mistério para a maioria das pessoas. Assim, produzir um conteúdo acessível e de fácil compreensão vai motivar o leitor a continuar navegando no seu blog, contribuindo para a criação de um relacionamento de confiança entre você o seu público.

Mantenha viva a sua rede de relacionamentos

De fato, com a nossa rotina cada vez mais corrida, fica difícil manter contato com amigos e conhecidos. Mas o poder de uma boa rede de relacionamentos nunca deve ser subestimado.

Especialmente quando falamos de um serviço especializado como o jurídico, em que a confiança no profissional é de extrema importância. Nesse contexto, manter sua rede ativa pode garantir boas indicações de clientes.

Então, marque presença sempre que possível. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado.

Participe de eventos do setor

Por falar em ser visto, participar de eventos na sua área garante bastante visibilidade para você e para o seu escritório!

A participação em eventos contribui para formar uma imagem de profissional que está sempre em busca de atualização e conectado às tendências do setor. Então, frequente seminários, congressos e simpósios, e distribua cartões de visita aos seus colegas.

Mas não só isso! Deixe que as pessoas saibam da sua presença, publicando no seu site ou nas redes sociais algum conteúdo sobre a sua participação. E aproveite para ampliar a sua rede de relacionamentos, já que esses ambientes são ideais para fazer networking.

Enfim, agora você já sabe que fazer marketing jurídico é, sim, possível mesmo com as limitações da legislação! Basta pôr as nossas dicas em prática.

E, se gostou do post, continue com a gente para saber como fazer networking em eventos corretamente!

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 4.5]