Conheça 5 grandes vantagens de ser advogado

A carreira na área de direito sempre foi muito procurada e respeitada. Porém, a ideia que muitas pessoas têm é a de que o advogado é uma pessoa que trabalha exaustivamente em escritórios, sem muita liberdade de atuação, mas isso não é verdade.

Essa profissão também oferece grandes opções e liberdade de escolha de carreira, além de outros benefícios. Portanto, confira, a seguir, as 6 principais vantagens de ser advogado! Boa leitura.

1. Liberdade de escolha

O advogado é o que chamamos de profissional liberal, isto é, aquele que tem total liberdade para exercer sua profissão, seja com vínculo empregatício ou como autônomo.

Além disso, o advogado tem um amplo leque de opções, como ser professor e/ou pesquisador em universidades, prestar consultoria e assessoria jurídica às empresas, como a atividade de compliance officer, e até mesmo ser diplomata.

2. Independência financeira

Assim como outros profissionais liberais, o advogado recebe por meio de honorários. Os preços variam de acordo com a complexidade da causa, o que pode gerar enormes ganhos de uma vez só.

Os honorários contratuais são aqueles firmados durante a assinatura do contrato e devem ser pagos, independentemente se a causa for ganha. Há também os honorários sucumbenciais, que são pagos quando a parte perdedora deve pagar uma quantia ao advogado da parte vencedora.

Além disso, nas horas vagas, você ainda pode prestar atividades como consultorias, que geram renda extra.

Caso seu interesse seja em concursos públicos, os salários também chamam muita atenção, pois variam aproximadamente entre R$7.000 a R$30.000.

A atuação em escritório também uma variação gigantesca de salário. Normalmente, no começo de carreira será inferior ao concurso público, mas não há um teto como ocorre no funcionalismo público.

3. Flexibilidade de horário

Como é possível atuar de forma autônoma, você mesmo pode criar sua rotina de trabalho, de forma livre, podendo escolher se quer trabalhar em escritório ou home-office.

Isso possibilita que você administre seu tempo e possa fazer outras atividades, como estudar para concursos públicos, por exemplo.

A flexibilidade de horário de trabalho para profissionais liberais é uma grande vantagem para todos e percebe-se que em geral as mulheres valorizam mais essa característica.

4. Concursos para diversas carreiras

Os concursos são sempre muito procurados por quem faz Direito. Além do ótimo salário, eles garantem a estabilidade de um cargo público. Veja as vagas mais procuradas:

  • auditor da Receita Federal;
  • advogado da União;
  • delegado da Polícia Civil ou da Polícia Federal;
  • defensor público estadual ou federal;
  • procurador do Município, Estado ou da Fazenda Nacional;
  • procurador da república (Ministério Público Federal);
  • promotor de justiça (Ministério Público);
  • juiz estadual ou federal.

Além disso, ainda há diversas oportunidades em Tribunais Regionais do Trabalho e como tabelião de notas em cartórios. Se esse é o seu desejo, confira dicas para ir bem em concursos e se preparar para as provas, como livros e filmes que você pode assistir.

5. Clube de serviços e Descontos especiais

Há vantagens que acompanham a profissão, mesmo fora do trabalho. O que poucas pessoas sabem é que aqueles que possuem carteira da OAB têm descontos especiais em:

  • atividades culturais e de entretenimento: cinema, teatro, shows, palestras, livrarias, hotéis, bares, restaurantes, etc;
  • postos de combustíveis;
  • farmácias;
  • passagens aéreas;
  • planos de saúde e odontológico.

Esses descontos estão inclusos em um clube de serviços que a OAB oferece aos seus associados, através de uma série de convênios que a associação mantém com empresas e lojas.

Com o clube de serviços, você pode ter muitas vantagens na hora de fazer um seguro, por exemplo: alugar um carro, comprar eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e outros diversos produtos.

Só vantagens para você e sua família, não é mesmo?

Aproveite as vantagens de ser advogado

Como você pôde ver, há imensas vantagens de ser advogado, o que inclui descontos especiais, parcerias educacionais, independência financeira e liberdade na hora de escolher o horário de trabalho e a carreira.

Essa liberdade tem sido muito bem vista por quem escolhe essa profissão, mas muitas vezes há um desconhecimento sobre quais são as opções para atuar de forma autônoma.

Gostou do artigo? Então, se você deseja saber mais sobre o assunto, conheça a modalidade de advogado correspondente. Até a próxima!

Gestão de Escritório de Advocacia

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 5]