Conheça as principais tendências para escritórios de advocacia

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Estamos entrando na terceira década do século e essa deve ser ainda mais “acelerada” e inovadora do que as duas primeiras décadas do século XXI. Por isso, é importante manter-se ativo e observar as tendências para escritórios de advocacia para 2020 e também para os próximos anos.

Afinal, inovar e modernizar-se é sempre uma boa ideia quando se trata da sua carreira pessoal e também de organizações como escritórios de advocacia. E mostrar que o seu escritório de advocacia está acompanhando as mudanças que ocorrem no mundo, além de melhorar a posição no mercado e ser bem-visto pelos clientes ou possíveis clientes, também ajuda toda a sua equipe a trabalhar melhor.

Há diversas tendências para escritórios de advocacia, e você conhecerá as principais delas a seguir.

Quais as vantagens de aderir às tendências?

Sabemos o quanto o mercado do direito anda competitivo. Há inúmeros profissionais capacitados e escritórios de advocacia pelo país. E, nesse cenário, você certamente não quer ser mais um no meio da multidão, desejando ser encontrado pelos clientes, certo?

Aderir às tendências é uma ótima forma de sair na frente da concorrência e ter o seu diferencial. Levar para o escritório novas formas de trabalhar, pequenas melhorias no atendimento, entre outras coisas, pode ajudar você a captar mais clientes do que imagina.

Quais as tendências para escritórios de advocacia?

1. Mídias sociais

marketing digital está em vasto crescimento, e não acompanhar essa nova tendência é um erro que pode fazer o seu escritório cair no esquecimento. Afinal de contas, quem não é visto não é lembrado, e sabemos que, atualmente, as pessoas estão com os olhos fixos em seus smartphones e nas redes sociais.

Portanto, o seu escritório precisa estar onde os seus clientes estão, e estar nas mídias sociais é necessário. Não precisa estar em todas, mas naquelas que mais se identificam com o seu negócio. Se o seu escritório de advocacia atende a empresas, por exemplo, o Linkedin pode ser uma porta de grandes oportunidades.

2. Mudanças na legislação

As leis trabalhistas vêm se modificando, o que pode ser uma grande oportunidade para os advogados. Além dessas mudanças, há também algumas na legislação previdenciária e reformas esperadas para o ano que vem.

Com isso, muitas empresas e empregadores em geral precisarão de auxílio dos escritórios de advocacia para compreender o que pode e o que não pode a partir de agora. Mudanças de contratos também serão necessárias e, com isso, os advogados passam a conquistar mais clientes.

3. Mulheres na liderança

Apesar de a necessidade de igualar as condições de mercado para homens e mulheres não ser uma tendência, esse assunto continua em voga. Com o empoderamento feminino crescendo cada vez mais, escritórios que não entenderem o problema em manter apenas homens em cargos de poder acabarão perdendo espaço no mercado.

Assim, escritórios que antes tinham uma política machista e preconceituosa, que só aceitava homens como sócios, não têm mais espaço no mundo atual, e a tendência é que eles desapareçam.

4. Liberdade de horário

O modelo no qual o advogado cumpre horários rígidos de trabalho está sendo cada vez mais ignorado e modificado. Atualmente, gestores percebem melhor como a liberdade de horários no ambiente de trabalho pode ser benéfica, e não ruim, para os negócios.

Além de aumentar a produtividade, o profissional se sente mais disposto a trabalhar quando é livre para fazer o seu próprio cronograma. Da mesma forma, existem pessoas que funcionam muito melhor à noite e, assim, conseguem render mais.

5. Conexão com outras áreas do conhecimento

Não só de advogados se faz um escritório full service. Atualmente, profissionais de TI, analistas de dados, engenheiros, administradores, contadores, cientistas sociais, etc., estão participando ativamente de equipes multidisciplinar na advocacia. E essa tendência está só começando.

Isso porque alguns processos e demandas exigirão conhecimentos técnicos que não são inerentes ao escopo de um advogado. Se levarmos em conta que ninguém é especialista em tudo, vale a pena agregar conhecimentos que trarão novas visões e soluções para seus clientes.

6. Direito e tecnologia

tecnologia e o direito estão se conectando a cada dia. E não só em LawTech, como também nos escritórios de advocacia. Por isso, é necessário estar sempre informado sobre novas vertentes para explorá-las em seu dia a dia no trabalho e tirar delas o melhor para o seu negócio.

7. Sistemas inteligentes

Atualmente, existem softwares para gestão voltados a diversas áreas. E no Direito não é diferente. Atributos mais aprimorados, como a inteligência artificial, vêm ganhando cada vez mais destaque. Assim, atividades burocráticas, como pesquisas jurisprudenciais e legais, podem ser atribuídas às máquinas, tornando as atividades realizadas por pessoas mais efetiva.

8. Serviço personalizado

A tecnologia também favorece as relações interpessoais, importantíssimas para o sucesso em um processo. Isso demanda o aprimoramento do perfil dos próprios advogados que se tornam mais humanos, colaborativos e dinâmicos. E não é só o escritório que se adéqua ao novo modelo de demanda do mercado, mas também o profissional.

Nesse escopo, entra a personalização do atendimento, na qual cliente e advogado interagem buscando pela melhor solução, mas sem cair em padrões pré-estabelecidos. É necessário entender que, mesmo na advocacia, existem pessoas com necessidades diferentes, sendo importante oferecer um atendimento personalizado e que estuda o processo de cada um.

9. Produção de conteúdo

O marketing digital é a propaganda do futuro (na verdade, do presente!). Atualmente, toda a divulgação de serviços é feita pela internet, e isso inclui seu escritório de advocacia. Estar presente nas redes sociais e manter canais de comunicação direto com os clientes é uma forma de fazer-se presente na correria do dia a dia.

Entretanto, nem só de propaganda direta vive um advogado. Uma forma inteligente de manter potenciais clientes e parceiros próximos a você é a partir da produção de conteúdos. Manter um blog e alimentá-lo regularmente com conteúdos informativos sobre temas de interesse do ramo pode fazer muito pelo seu sucesso.

10. Inovação de mercado

As áreas de especialização do Direito também vão se ampliando à medida que surgem novas demandas. Assim, o Direito Digital, que diz respeito a questões como a proteção de dados, o Direito Energético, relacionado aos tributos com energia elétrica, gás e água, e o Direito Ambiental, que versa sobre o meio-ambiente e o impacto de certas ações humanas sobre ele, são apenas algumas das possibilidades.

Como se pode ver, novas tendências para escritórios de advocacia surgem a todo momento e exigem inteligência emocional e profissional para avaliar quais se encaixam melhor ao seu modelo de trabalho. Lembre-se de que nem todas as possibilidades são, de fato, para todos: o sucesso reside em estar onde o seu público está.

Este post foi útil para você? Gostaria de saber mais sobre o tema? Então não deixe de baixar o nosso e-book sobre gestão de escritórios de advocacia.

Previous articleEntenda o que é a mediação no âmbito jurídico
Next articleCurso de mediação: por que é um diferencial em escritórios de advocacia?
Content Team Direito Profissional
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.