A proficiência do mediador

Proficiência do mediador
Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

A cultura do litígio está em acelerada transição pelo uso de avançados métodos na resolução de conflitos. Os princípios instituídos pela Lei 13.140/2015 resultaram em notável salto na transformação e respectivo aprimoramento da via única judicial historicamente disponível em nossa sociedade. O êxito crescente nos resultados obtidos na mediação como processo com intervenção construtiva e participação de terceiro imparcial, possibilita àqueles que estão vivenciando situação de conflito a oportunidade do espaço com a interação e a dinâmica, focados em atender aos envolvidos. Além da qualificação acadêmica, o fator de diferenciação, para o sucesso na medição, é o perfil pessoal do Mediador. Nesse viés, importante contar com o desenvolvimento da cognição, do potencial de análise e síntese, estabelecendo a empatia necessária para a condução das desavenças, de forma cooperativa e prospectiva.

Qual a função do mediador?

Nas atividades do mediador temos o reestabelecimento da comunicação como prioridade básica no desenvolvimento da cadeia das relações para chegar-se ao êxito. Durante o processo de mediação, cabe ao mediador as atividades: promover o respeito; estabelecer virtuoso diálogo com os participantes (Rapport)[1]; disponibilizar escuta ativa; investigar os reais interesses e expectativas dos mediandos; identificar a natureza do conflito; estimular a criatividade dos mediandos para gerar opções; auxiliar a análise de soluções que possam satisfazer expectativas e necessidades dos envolvidos e atuar na construção do entendimento (acordo), assegurando a viabilidade.

Observa-se facilmente a importância que a experiência prática adquirida representa na proficiência de cada profissional. O diferencial em administrar e gerir tais funções são claramente percebidos quando se ultrapassa a “receita de bolo” na abordagem e diversidade de conflitos perante o amplo universo das pessoas envolvidas. Assim, como agente pacificador, o foco mais importante do mediador passa a ser o desenvolvimento pessoal voltado ao seu próprio aprimoramento cognitivo, além das ferramentas e técnicas próprias da mediação.

Como ser proficiente em distintas áreas na Mediação?

A mediação abrange espectro de múltiplas naturezas de conflitos, a flexibilidade que lhe é inerente e o respectivo potencial de adaptação, viabilizam notáveis resultados no campo cível, familiar, empresarial, da saúde, escolar, internacional, trabalhista, comunitário, ambiental e coletivo, tanto em contendas judiciais como as extrajudiciais. Os diferentes campos de atuação exigirão do mediador, além da qualificação básica, o seu desenvolvimento e visão com foco nas múltiplas especificidades. Por exemplo:

– Mediador familiar: tem por essência abordar aspectos emocionais, que além da formação específica em mediação familiar, o conduzirão para complementações buscando melhor suporte técnico, como: comunicação não violenta, empatia, desenvolvimento da linguagem, conhecimentos jurídicos sobre questões familiares (guarda, alimentos, convivência, partilha etc.), equilíbrio emocional, entre outros.

– Mediação empresarial: tem por essência conflitos de interesse financeiro, sendo o aspecto emocional meramente colateral, salvo nas contendas de empresas familiares. Diferente da mediação familiar, se faz necessário o mediador visualizar previamente os requisitos gerais do conflito, estudando seu contexto e respectivas variantes e seus desdobramentos futuro. Outrossim, há necessidade de entendimento em direito empresarial, tributário, sucessão e falência, licitações, societário, modalidades contratuais etc. Sem o conhecimento elementar desses dispositivos legais, o mediador encontrará obstáculos em ser resolutivo perante a terminologia jurídica e do direito empresarial que são intrínsecos nessa característica de mediação.

– Mediações nos demais campos da saúde, escolar, internacional, trabalhista etc., também necessitam que haja o entendimento elementar dos respectivos dispositivos legais para o fluxo e a dinâmica resolutiva nas tratativas.

– Mediações coletivas: nesse campo é de extrema relevância a formação e a respectiva experiência específica do mediador, cuja complexidade das questões tem dimensão ampliada em razão da pluralidade de interesses a serem harmonizados, a saber: reintegração de posse, mobilidade urbana, catástrofes ambientais, acidentes de grande porte, entre outros. São mediações que envolvem entes públicos e conjunto amplo de dispositivos legais inerentes ao litígio. Importante que o mediador disponha de elevada celeridade e destreza na gestão e no controle das atividades exercidas.

A observação revela a natural evolução e autoconhecimento do profissional na seleção do(s) campo(s) em que seu perfil terá o melhor enquadramento e desempenho técnico.

Mestrado em Resolução de Conflitos

Que outras habilidades contribuem para a proficiência[2] do mediador?

Passo importante na trajetória de proficiência do mediador é seu entendimento de que o conteúdo do curso básico de capacitação de mediadores instituídos pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, reúne programação em estágio de iniciação no mercado profissional. A proficiência profissional exige do mediador o domínio e o desenvolvimento em habilidades complementares aos cursos obrigatórios de capacitação. São habilidades imprescindíveis para operacionalidade de suas atividades, como o aprimoramento tecnológico, crescimento constante da inteligência emocional para obter o necessário equilíbrio na condução das diferenciadas modalidades de conflitos e avaliação imparcial e frequente que ocorrem na trajetória de suas experiencias profissionais.

A recente realidade da pandemia na Sociedade Global trouxe reflexos e mudanças, internas e externas, nos procedimentos do Poder Judiciário. A mediação, de maneira acelerada, teve que enfrentar o desafio da migração do atendimento em ambiente presencial para o ambiente virtual. Esse desafio perante a nova realidade e mudanças para a resolução de conflitos com sistemática on line, demandou enorme esforço pessoal do mediador para rapidamente conhecer e dominar as tecnologias voltadas a gestão profissional em plataformas de diálogo. O pleno e diversificado domínio dos programas utilizados para a realização das sessões de mediação, asseguram sucesso no fluxo de comunicações e o consequente respaldo às interações envolvidas nas negociações. Nesse viés, há de se considerar ainda que integram os bastidores das sessões, demandas complementares ao mediador, tais como: percepção associada a veracidade de identidade dos participantes e os múltiplos aspectos vinculados a confidencialidade dos fatos contextualizados. Essa temática circunstancial exigirá do mediador ações com destacadas agilidade e perspicácia.

Potencializar-se exercitando continuamente as qualidades cognitivas e, assim, desenvolver habilidades em aplicá-las no exercício profissional da solução de conflitos deve ser foco e pensamento permanente. Cabe destaque a performance empática de melhor transportar-se ao colocar-se no lugar do outro, incorporar-se as necessidades dos envolvidos, evoluir pensamentos e sentimentos voltados a harmonização da problemática delineada no curso das sessões, será imprescindível para a gestão e condução da dinâmica das ações e reações de natureza verbal e sentimentos. Desenvolver a inteligência emocional proporcionará inúmeros benefícios como: diminuição dos níveis de ansiedade e estresse; minimizar questionamentos improdutivos sobre relacionamentos; ampliação da reciprocidade nas relações; assertividade na tomada de decisões; superação nos desafios e equilíbrio diante dos fatores emocionais.Esses ganhos irão potencializar o perfil profissional do mediador.

Como visualizar e melhor se posicionar perante o mercado profissional?

O ofício da mediação requer do profissional a constante observação e respectivas reflexões pessoais, perante as rápidas transições e ampliações no contexto especializado do mercado profissional. Dedicar-se à habituais momentos de reflexão em busca do autoconhecimento com finalidade de aferir o seu pendor; capacidades naturais, inclinações virtuosas, mecanismos de interação etc.correlacionando esses “achados” pessoais com os campos da mediação em que incorporem intensas afinidades, será determinante fator para escolha de como empreender e obter notoriedade no mercado da mediação.

São inúmeras as fontes de conhecimento que vão contribuir para o desenvolvimento do mediador. É importante estar preparado para atuar nas múltiplas dimensões humanas que envolvem pessoas, conflitos, emoções, sentimentos, necessidades, no momento de atuar como facilitador da comunicação entre indivíduos, propiciando ambiente favorável à geração de opções para negociações. Por derradeiro, vale assentar a dimensão multidisciplinar dos estudos que integram a magnitude do perfil e da formação do mediador, fatores imprescindíveis ao alcance da sua maturidade e proficiência.

Referências Bibliográficas:

– CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Manual de Mediação Judicial. 6ª Ed. p. 250.

– GOLEMAN, Daniel. Liderança. A inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

– R. COVEY, Stephen. Los 7 hábitos de la gente altamente efectiva. Barcelona: Paidós, 1997.

_______________________________________________________________

Luciana Severo é Mediadora e Conciliadora Judicial. Mestranda em Solução de Conflitos na AMBRA University/USA. Pós-graduada – Técnicas da Negociação, Conciliação, Mediação e Arbitragem – UNIVALI/SC Designer de Conflitos. Sócia da Acrópole Câmara Privada de Mediação e Conciliação.


[1] Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Esta palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa “trazer de volta”. O rapport ocorre quando existe uma sensação de sincronização entre duas ou mais pessoas, porque elas se relacionam de forma agradável.

[2] Proficiência é a demonstração de um conhecimento, competência e capacidade. Proficiência é um adjetivo para qualificar a pessoa que tem um total conhecimento sobre determinado assunto, que executa tudo com muita proficuidade, habilidade e competência. Vide: https://www.significados.com.br/proficiencia/

E-book - Quais são os tipos de mediação e como eles funcionam

Previous article4 dicas de networking para advogados
Next articleMediação corporativa
Luciana Severo
Mediadora Judicial. Mestranda em Resolução de Conflitos na Ambra University. Sócia da Acrópole Câmara Privada de Mediação e Conciliação.