Contabilidade para advogados: entenda a importância para seu escritório


Devido à complexidade da legislação ao tratar sobre a abertura e cumprimento das obrigações de uma empresa, cuidar e manter um escritório de advocacia regular pode se tornar um grande desafio. Nesse sentido, contar com uma contabilidade para advogados é essencial!

Uma assessoria de confiança e que preste um serviço personalizado e adequado às necessidades do escritório é muito importante para o seu funcionamento e desenvolvimento, além das prestações de diversas tarefas burocráticas, por exemplo, corte de gasto, pagamentos de impostos e análises que auxiliam nas tomadas de decisão.

Quer conhecer os benefícios de contar com o auxílio da contabilidade no seu escritório de advocacia? Continue lendo este texto!

Atuação conforme a legislação

As leis trabalhistas e tributárias têm passado por várias alterações, exigindo muito cuidado dos profissionais.

Por causa disso, as empresas procuram por serviços de contabilidade para escritórios de advocacia para assegurar a atualização constante e sempre em conformidade com as últimas regras impostas — o que é primordial para evitar eventuais problemas com os órgãos fiscalizadores.

Auxílio na escolha do regime de tributação

Com o auxílio de um contador é possível escolher o regime mais adequado para o escritório de advocacia e, assim, formalizá-lo.

Caso o negócio já esteja em atividade, o profissional pode ajudar na escolha da melhor alternativa com base na análise de estudos e projeções, gerando economia com a redução de pagamentos de impostos desnecessários.

Aprimoramento do processo de gestão

Uma contabilidade eficiente exerce um papel relevante junto ao processo de gestão, já que o empreendedor tem acesso a dados diferenciados e precisos, que servem como fundamento para a tomada de decisão.

Essas informações são referentes às receitas, aumento da lucratividade ou, ainda, à projeção de resultados, e como o escritório alcançará seus objetivos e metas.

Cuidado com a parte burocrática

A contabilidade para escritório cuida também do cumprimento das obrigações periódicas e apresentação de balanços e relatórios, como a escrituração, controle do fluxo de caixa e verificação de impostos.

Além disso, medem, avaliam e validam os resultados, contribuindo para o crescimento sustentável e legal do negócio.

Cumprimento dos prazos

A advocacia é uma das profissões que mais trabalham com prazos apertados. Nesse sentido, a contabilidade atua de forma rigorosa para garantir o cumprimento de todos os prazos relativos às obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas.

Permissão para que o advogado atue em sua atividade principal

Geralmente, o advogado não tem tempo para lidar com tantas tarefas diferentes e que não estão relacionadas com a área jurídica.

O auxílio da contabilidade acaba se tornando um alívio na carga de trabalho do profissional, já que cuida da rotina contábil do escritório. Assim, o advogado pode realizar as suas tarefas sem maiores preocupações com outras demandas.

Conseguiu entender a importância da contabilidade para advogados? Sem dúvidas é uma ótima opção para o escritório, tendo em vista sua contribuição para a organização e cumprimento de atividades indispensáveis para o funcionamento e legalização do negócio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler também sobre as principais tendências para escritórios de advocacia. Até lá!

Gestão de Escritório de Advocacia
Previous articleComo captar clientes empresariais para seu escritório? Aprenda aqui!
Next articleO que você precisa saber sobre a Lei da Arbitragem?
Engenheiro por formação e educador por paixão. Tenho a educação como paixão pessoal e profissional, por gostar de estar sempre ensinando e aprendendo. Estou sempre disposto a ouvir pontos de vistas e argumentar sobre diversos assuntos. Como hobbies, gosto de jogar poker e conversar sobre investimento e finanças pessoais.