Contabilidade para advogados: entenda a importância para seu escritório


Devido à complexidade da legislação ao tratar sobre a abertura e cumprimento das obrigações de uma empresa, cuidar e manter um escritório de advocacia regular pode se tornar um grande desafio. Nesse sentido, contar com uma contabilidade para advogados é essencial!

Uma assessoria de confiança e que preste um serviço personalizado e adequado às necessidades do escritório é muito importante para o seu funcionamento e desenvolvimento, além das prestações de diversas tarefas burocráticas, por exemplo, corte de gasto, pagamentos de impostos e análises que auxiliam nas tomadas de decisão.

Quer conhecer os benefícios de contar com o auxílio da contabilidade no seu escritório de advocacia? Continue lendo este texto!

Atuação conforme a legislação

As leis trabalhistas e tributárias têm passado por várias alterações, exigindo muito cuidado dos profissionais.

Por causa disso, as empresas procuram por serviços de contabilidade para escritórios de advocacia para assegurar a atualização constante e sempre em conformidade com as últimas regras impostas — o que é primordial para evitar eventuais problemas com os órgãos fiscalizadores.

Auxílio na escolha do regime de tributação

Com o auxílio de um contador é possível escolher o regime mais adequado para o escritório de advocacia e, assim, formalizá-lo.

Caso o negócio já esteja em atividade, o profissional pode ajudar na escolha da melhor alternativa com base na análise de estudos e projeções, gerando economia com a redução de pagamentos de impostos desnecessários.

Aprimoramento do processo de gestão

Uma contabilidade eficiente exerce um papel relevante junto ao processo de gestão, já que o empreendedor tem acesso a dados diferenciados e precisos, que servem como fundamento para a tomada de decisão.

Essas informações são referentes às receitas, aumento da lucratividade ou, ainda, à projeção de resultados, e como o escritório alcançará seus objetivos e metas.

Cuidado com a parte burocrática

A contabilidade para escritório cuida também do cumprimento das obrigações periódicas e apresentação de balanços e relatórios, como a escrituração, controle do fluxo de caixa e verificação de impostos.

Além disso, medem, avaliam e validam os resultados, contribuindo para o crescimento sustentável e legal do negócio.

Cumprimento dos prazos

A advocacia é uma das profissões que mais trabalham com prazos apertados. Nesse sentido, a contabilidade atua de forma rigorosa para garantir o cumprimento de todos os prazos relativos às obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas.

Permissão para que o advogado atue em sua atividade principal

Geralmente, o advogado não tem tempo para lidar com tantas tarefas diferentes e que não estão relacionadas com a área jurídica.

O auxílio da contabilidade acaba se tornando um alívio na carga de trabalho do profissional, já que cuida da rotina contábil do escritório. Assim, o advogado pode realizar as suas tarefas sem maiores preocupações com outras demandas.

Conseguiu entender a importância da contabilidade para advogados? Sem dúvidas é uma ótima opção para o escritório, tendo em vista sua contribuição para a organização e cumprimento de atividades indispensáveis para o funcionamento e legalização do negócio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler também sobre as principais tendências para escritórios de advocacia. Até lá!

Gestão de Escritório de Advocacia
Dê uma nota a este post!
[Nota média: 5]