Como realizar uma gestão de escritório eficaz? Entenda!

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Fazer uma gestão de escritório eficaz já é um grande passo para o sucesso do negócio. Afinal, manter organizados e estruturados os setores da empresa facilita o trabalho no dia a dia, melhora a comunicação entre os profissionais, possibilita o acompanhamento das finanças e garante muitos outros benefícios que levam, direta ou indiretamente, aos lucros.

Além disso, adotar estratégias de gestão realmente eficientes permite que os sócios (ou responsáveis) possam parar de se concentrar em pequenos e desgastantes detalhes para começar a vislumbrar o futuro promissor da empresa. Por esses motivos, confira como realizar uma excelente gestão de escritório em poucos passos.

Invista nos colaboradores certos

Muitos gestores acreditam que os melhores profissionais são aqueles com os currículos mais incríveis (tanto em formação quanto em experiência). E, realmente, esses são grandes diferenciais, e um advogado altamente capacitado pode fazer um grande trabalho pelo seu escritório. Mas essa expertise pouco adiantará se o profissional não estiver em sintonia com os valores da empresa e também com o restante da equipe.

Afinal, para ter um bom desempenho, o profissional deve, antes de tudo, acreditar no que está fazendo e colocar os interesses do escritório de advocacia sempre em consideração. Além disso, se ele não for alinhado com os colegas, pode causar desgastes e intrigas — o que prejudica o rendimento de todos e, claro, do escritório.

Uma boa dica é buscar por indicações e ficar atento na entrevista em detalhes e comportamentos que vão além das capacitações escritas no currículo.

Acompanhe os projetos de perto

É fundamental confiar e dar espaço para que o time se desenvolva. Porém, os gestores devem sempre estar atentos ao trabalho da equipe. Isso porque o seu olhar (muitas vezes mais crítico e mais experiente) pode ter muito o que acrescentar naquilo que está sendo desenvolvido.

Além disso, o gestor (ou responsável) também estará atento ao projeto como um todo, olhando para alguns fatores com os olhos voltados para os interesses da empresa, como os custos que o escritório tem com determinado cliente e até mesmo a velocidade com que o trabalho está sendo desenvolvido. Rápido demais pode estar comprometendo a qualidade; devagar demais pode estar gerando prejuízos ou causando a perda de prazos.

Adote estratégias para aumentar a competitividade no mercado

Há muito os escritórios de advocacia não são mais empresas paradas no tempo, trabalhando da mesma forma e consultando sempre as mesmas fontes. Assim, uma gestão eficiente tem com um de seus pilares principais a inovação e adota estratégias para aumentar a sua competitividade no mercado.

Um desses recursos é a digitalização dos processos e de algumas etapas do atendimento ao cliente, que proporcionam mais ganho de tempo — tanto para a equipe quanto para os próprios clientes, que podem receber as prestações de contas do escritório por e-mail e mensalmente, por exemplo.

Outra aposta interessante é investir em profissionais com capacitações relacionadas ao ramo do escritório, mas direcionadas às demandas dos dias atuais, como Compliance, Direito Digital, entre outras. Dessa forma, é possível atender os clientes de forma mais abrangente e conquistar novos, além de se destacar com um escritório completo e moderno.

Essas são algumas dicas de gestão de escritório que podem ser colocadas em prática sem grandes investimentos financeiros, mas que certamente trarão um excelente retorno em um curto espaço de tempo.

E você, o que tem feito para torpra mnar a gestão do seu escritório de advocacia mais eficiente? Compartilhe conosco nos comentários!