Inovações na advocacia: por que você precisa ficar de olho

O avanço da tecnologia já se faz presente em todas as áreas do mercado — inclusive o Direito, uma das mais tradicionais e burocráticas. A inovação na advocacia permite hoje a otimização dos processos, como um todo, e ainda várias outras vantagens, como:

  • aprimoramento da rotina e da qualidade;
  • obtenção de um diferencial nos serviços prestados;
  • resultados mais eficientes, entre outros.

Para se adaptar às novas demandas e exigências, crescer profissionalmente e se destacar perante a concorrência, é fundamental que você conheça quais são as principais mudanças dessa área e como inseri-las no seu dia a dia. E, para ajudar você com isso, elaboramos este post. Continue lendo!

Quais são as principais tendências no ramo da advocacia?

Vejamos a seguir quais são as principais soluções que apontam a inovação na advocacia.

Inteligência Artificial

Também chamada de IA, essa é uma área da informática cujo foco está na produção de ferramentas que simulam a capacidade cognitiva humana. Trata-se, basicamente, de dispositivos que conseguem analisar situações, tomar decisões e solucionar problemas de forma autônoma.

Conheça sobre Direito Digital.

Jurimetria

Esse é um recurso que coleta e analisa dados jurídicos que servirão como base para o entendimento de como as demandas serão julgadas. Por meio dele, é possível comparar casos semelhantes para compreender certas tendências de julgamento e sentença.

Chatbot

O chatbot é um programa de computador que desenvolve ações programadas. Normalmente, ele é utilizado como uma forma de simular uma conversa humana — como em chats ou atendimentos virtuais, por exemplo, para esclarecer dúvidas frequentes de clientes em sites ou manter um diálogo preestabelecido entre o usuário e o robô.

Automação de documentos

Essa possibilidade de transformar os documentos em digitais, simplificar o acesso a eles e gerá-los automaticamente faz com que os advogados economizem o tempo gasto com tarefas repetitivas, como o preenchimento de papéis, por exemplo, e possam focar em atividades mais estratégicas da rotina de trabalho.

Resolução de conflitos on-line

Por meio desse mecanismo, o advogado consegue preparar todos os atos e tentar realizar acordos diretamente com a outra parte sem precisar ir à Justiça, o que acelera todo o processo. Existem hoje várias plataformas disponíveis que conectam os clientes diretamente ao advogado, propiciando esse diálogo digital entre eles.

Além da agilidade gerada, isso ainda incentiva as pessoas a buscar mais os seus direitos — e acaba por promover um diferencial para o seu escritório, sendo muito vantajoso para o seu crescimento.

Conheça a Mediação Online.

Como é possível acompanhar essas tendências?

Agora que vimos as principais tendências para a área da advocacia, é hora de entendermos algumas medidas que podem ser dotadas para acompanhar essa inovação.

Identifique o que precisa ser melhorado

Confira quais dos seus processos estão ultrapassados e podem prejudicar a qualidade do seu serviço, como aqueles que geram perda de tempo ou impossibilidade de atualização dos processos do cliente, por exemplo. Avalie também as tarefas que você deseja continuar realizando, as que pretende aprimorar e as demais ações que são importantes para que você consiga potencializar os seus resultados.

Tenha um bom networking

Como dissemos, práticas inovadoras aparecem a todo momento, e ter acesso a elas é essencial para se manter um escritório moderno e adequado o suficiente para atender às expectativas dos clientes. Uma boa ideia, então, é participar de reuniões, simpósios e demais eventos ligados à inovação na advocacia.

Além de ouvir os palestrantes, aproveite essa presença para trocar experiências com outros profissionais e adquirir um pouco mais de conhecimento e novas ideias sobre o que pode ser implementado no seu escritório.

Buque um aprendizado contínuo

Para acompanhar tanta inovação, é preciso ter uma aprendizagem constante. Esse processo exige experimentação, prática, análises e consolidação. Por isso, não hesite em realizar testes de ferramentas, solicitar feedbacks aos seus clientes e outras medidas importantes para verificar o sucesso dos recursos adotados por você.

Enfim, conseguiu entender melhor como a inovação na advocacia garante a automatização dos processos, o aumento da produtividade e mais qualidade ao seu exercício jurídico? Não tenha medo de testar os métodos e ferramentas que vimos aqui para melhorar o seu aperfeiçoamento de práticas e conseguir um lugar de destaque no seu segmento!

Se gostou deste conteúdo, aproveite para ler também um pouco mais sobre tendências para os escritórios de advocacia!