Compliance criminal: entenda o que é e como ele é aplicado

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Estar em conformidade com as leis e normas vigentes deve ser uma preocupação constante de gestores e responsáveis por empresas. Tal conceito não é novidade, mas vale ressaltar que foi após a Lei Anticorrupção, publicada em 2013, que ele ganhou maior visibilidade. Um belo exemplo disso é o compliance criminal.

O termo vem sendo aplicado para designar as medidas tomadas, no sentido de conscientização e investigação no ambiente corporativo. Sendo assim, na prática, sua aplicação consiste em análises tributárias e financeiras, monitoramento das operações e conscientização das pessoas envolvidas.

Se você deseja entender por que aplicar o compliance criminal na sua empresa, continue lendo. Listamos abaixo algumas das principais vantagens da prática.

Melhoria na reputação da empresa

Se por um lado ainda temos muito o que evoluir como sociedade, por outro podemos dizer que as pessoas estão, sim, mais conscientes do seu papel no sentido de contribuir com a sustentabilidade e a ética em todas as suas ações, sejam elas pessoais ou profissionais. Isso faz com que também passem a cobrar a mesma postura das empresas das quais consomem produtos e serviços.

Sendo assim, quando você aplica o compliance criminal na sua empresa, você também ganha uma vantagem competitiva, visto que pessoas que realmente levam em conta esses valores automaticamente darão preferência a você, em face de um concorrente que ainda não aplica a premissa.

Indicativo de preocupação e responsabilidade

Quando uma empresa aplica o compliance criminal, isso indica que seus gestores estão, de fato, preocupados em agir corretamente, combater a corrupção e enquadrar-se em todos os termos determinados em lei. É como se, antes mesmo de fazer o primeiro contato, os clientes já tivessem uma amostra da conduta dos administradores do negócio.

Realização de auditorias internas

As auditorias internas servem para prever riscos, no sentido de buscar atenuá-los de alguma forma, fazer levantamentos de resultados, em termos de ganhos e produtividade, e investigar processos internos, no sentido de observar a legalidade e seriedade com as quais são desempenhados.

Assim, quando uma empresa aplica o compliance criminal, as auditorias passam a fazer parte da sua rotina, sendo realizadas periodicamente. Isso significa a possibilidade de correção imediata de rota sempre que necessário e a tomada de decisões fundamentada em dados concretos. Nem precisamos dizer que trata-se de ingredientes essenciais para o desenvolvimento.

Distância de cenários de riscos

Os riscos estão presentes no dia a dia de todas as empresas. Eles podem ainda ser potencializados diante de um cenário de instabilidades políticas, financeiras e sociais, como esse período que estamos vivenciando. Entretanto, é sempre prudente buscar meios de atenuá-los.

Dessa forma, se a empresa atua na prevenção da ocorrência de crimes, desvios e outras condutas duvidosas por parte de seus colaboradores, os riscos inevitavelmente tendem a cair. Ainda que as falhas humanas continuem a ocorrer, evita-se os prejuízos decorrentes de comportamentos criminosos dentro da organização.

Como você pode ver, o compliance criminal é uma forma inteligente de ganhar destaque no mercado, ao mesmo tempo em que padroniza seu quadro interno de colaboradores, no sentido de contar com pessoas que seguem a mesma filosofia e conduta.

Conheça mais sobre Compliance.