O que faz um advogado de Direito de Família?

Resolução de Conflito
Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

O Direito de Família é um ramo do Direito Privado, mais especificamente do Direito Civil, que regula as relações familiares.

Um advogado que atua em Direito de Família tem com principal missão prevenir e solucionar conflitos familiares oriundos do núcleo social mais íntimo de seu cliente e, por esta razão, estes processos correm em segredo de justiça, sendo dotados de alta carga emocional.

Continue a leitura e descubra o que faz um advogado em Direito de Família.

Demandas mais comuns

As principais ações que permeiam a advocacia em Direito de Família são:

  • Divórcio;
  • Reconhecimento e dissolução de união estável;
  • Partilha de bens;
  • Guarda de filhos e regulamentação da convivência familiar;
  • Alienação parental;
  • Alimentos (pensão alimentícia);
  • Investigação / reconhecimento de paternidade;
  • Interdição e curatela.

Importante ressaltar que o rol acima não é exaustivo. Também é comum que o advogado nesta área se depare com demandas voltadas para o Direito das Sucessões, como inventário, testamento, planejamento sucessório, etc.

Oportunidade de negócio

A advocacia em Direito de Família é um mercado estável e que se revela uma excelente oportunidade de negócio.

A despeito das sazonalidades, é fato que todos os dias há pessoas nascendo, morrendo, casando e separando. E em todas estas etapas o advogado da área de Direito de Família é uma peça-chave, podendo prestar seus serviços de assessoria jurídica.

Assim, além da advocacia familiar ser um excelente business, o profissional que se especializa no ramo possui a recompensa inestimável de auxiliar inúmeras famílias em momentos decisivos de suas vidas.

Agora que você já sabe quais são os diferenciais de apostar nessa área, convidamos você a conhecer nosso Curso de Prática em Direito de Família e aprender a estratégia para atuar com segurança em Direito de Família e faturar a partir de 5 mil reais por mês.

Curso em Direito de Família
Previous articleO compliance como estratégia para manter um ambiente de trabalho saudável
Next articleConflito de interesses: conveniência, economia ou risco?
Amanda Gomes
Advogada, Professora e Palestrante. Especialista em Direito de Família e Sucessões. Mestranda em Direito na Ambra University (EUA), com foco em Resolução de Conflitos. Atualmente, exerce os cargos de Presidente da Comissão de Família e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Ceará e de 2ª Vice-Presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/CE.