Atuação especializada na advocacia: 6 dicas que ajudarão a escolha.

Escolher uma área de especialização jurídica é muito importante para se destacar no mercado de trabalho, ter mais satisfação profissional e, claro, expandir os seus conhecimentos sobre o ramo da sua preferência. Mas como escolher a área ideal para você?

Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos este guia com 6 dicas imperdíveis. Continue a leitura e confira!

1. Saiba o que você gosta

Antes de optar por uma área de atuação, é fundamental que você tenha tido experiência em vários assuntos do Direito. Ter feito estágios, trabalhado em mais de um escritório e participado de palestras sobre diversos assuntos jurídicos são formas de adquirir essas vivências.

A partir daí, você poderá analisar quais assuntos do Direito trazem mais satisfação profissional, e criar um plano de carreira ideal para você, com base nas suas preferências.

2. Analise as opções

Essa é a hora de conhecer as subdivisões dentro do assunto que você gosta. Por exemplo, quem tem afinidade com a área cível pode especializar-se em Direito Imobiliário, Previdenciário etc.

O ideal é que, dentro das suas preferências, você opte por uma área que tenha um mercado de trabalho mais aquecido. Para isso, é preciso ser diferenciado dos outros profissionais. Como há muitos bacharéis em Direito no país, o segredo para o sucesso é se destacar.

3. Tenha a mentalidade certa

Quem cursa Direito precisa estar sempre estudando, aprendendo novas leis, jurisprudências e fazendo cursos para ser uma autoridade em sua área. Para ser bem-sucedido, é importante ter em mente que deve haver aprendizado constante.

No entanto, não basta ser uma pessoa disciplinada e que gosta de aprender. É preciso fazer escolhas inteligentes, como conhecer melhor os assuntos com que você tem menos afinidade, para ver se você acaba gostando deles.

4. Avalie o mercado de trabalho

Embora seja muito importante trabalhar naquilo que mais lhe interessa, nem sempre há demanda para profissionais desta área na cidade em que você mora. Por isso, é preciso conhecer o mercado de trabalho.

Caso você não pense em mudar para outra cidade, será necessário reavaliar suas opções, e procurar trabalhar em uma área que você também goste, mas que seja mais fácil de encontrar uma posição.

5. Converse com outros profissionais

A melhor forma de conhecer o mercado de trabalho e o cotidiano de uma profissão é conversando com pessoas que já exercem a função que você deseja. Por isso, aproveite palestras, cursos e conferências para conhecer outros profissionais da área.

Além de fazer networking, você terá um panorama muito mais completo da área desejada, e isso certamente tornará sua escolha mais fácil. Não tenha medo de mudar de opção caso a sua primeira alternativa não seja o que você esperava.

6. Seja paciente

Se você acabou de terminar a sua graduação, não é preciso ficar ansioso para escolher logo uma área específica de atuação. Para fazer uma escolha acertada, a maioria das pessoas precisa primeiro adquirir um pouco de experiência.

O momento certo de escolher uma área para especialização jurídica é quando você se sente seguro de que aquela é a melhor opção. Até lá, você pode atuar de forma mais genérica e adquirir conhecimentos e bagagem.

Escolher uma área de especialização para atuar é importante para ter mais foco na sua carreira, e construir um bom nome no seu ramo de atuação.

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 4.7]