Cultura organizacional em escritórios de advocacia

A cultura organizacional é um dos assuntos que são considerados pertinentes a qualquer negócio, inclusive para os que estão inseridos no setor de advocacia.

Se você acha que esse assunto não se encaixa nos escritórios de advocacia, sugerimos que reflita sobre uma situação que provavelmente já aconteceu no seu ambiente de trabalho: Algumas pessoas são muito mais engajadas e motivadas em fazer o seu trabalho do que outras. Por que isso acontece?

Em muitos casos, o cenário da realidade dessas pessoas é praticamente o mesmo: cargos semelhantes, mesma faixa salarial e até a rotina é parecida.

O questionamento que fica é sobre como é possível mudar essa realidade, ou seja, o que pode ser considerado algo decisivo para que todos queiram fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, buscando os melhores resultados para o negócio?

Saiba que entender como o ambiente de trabalho funciona e principalmente as suas dinâmicas operacionais e interpessoais, é decisivo para que um problema como esse seja mitigado de maneira eficiente. É nesse sentido que a cultura organizacional pode ajudar, e muito!

Esse é um desafio e tanto, não? Entendeu como a cultura organizacional possui sim uma sinergia com o setor de advocacia? Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o post até o fim!

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional representa o lado humano de qualquer organização, seja ela uma empresa convencional, uma ONG ou então um escritório de advocacia.

Sendo assim, podemos dizer que ela é um conjunto de elementos, dentre eles podemos citar: os valores, as práticas, os processos, os hábitos, os métodos, os princípios e até mesmo os símbolos e a linguagem que a empresa adota para com seus colaboradores e clientes.

Ou seja, ela será o guia de todas as ações que devem ser tomadas em nome da empresa. Portanto, é fundamental na orientação dos colaboradores em todas as suas condutas, independente se forem internas ou externas.

Na prática, a cultura organizacional ditará como a empresa deverá se comportar perante a sociedade, os clientes e também sobre o relacionamento entre os próprios colaboradores.

Saiba que o impacto da cultura organizacional vai muito além disso, ela diz muito sobre como os colaboradores reproduzem a cara da organização para o mundo e o seu mercado de atuação.Podemos dizer que ela é uma grande influenciadora dessa questão.

Quando aplicamos esse conceito na realidade dos escritórios de advocacia, temos o fato de que o ambiente está cada vez mais semelhante em relação às empresas de outros segmentos. Por esse motivo, ela será decisiva para o sucesso ou o fracasso do escritório.

Qual é a importância de ter uma cultura organizacional bem definida?

Antes de mais nada, saiba que ter clareza da real importância de uma cultura organizacional forte, é um grande desafio para muitos escritórios de advocacia. Por isso, queremos mostrar o quanto é importante ter essa questão bem definida.

Até porque, os escritórios que estimulam seus colaboradores a entender e viver de verdade a missão, visão e valores da empresa, que é a base da sua cultura organizacional, estão propícios a terem mais sucesso.

O motivo é simples: em algum momento esses colaboradores precisarão entrar em contato com os clientes e parceiros. Quando isso acontecer, essa comunicação precisará ser a mais clara possível, junto com um bom alinhamento para que não ocorram discursos contraditórios ou divergentes.

Soma-se a isso, o fato de que o trabalho para corrigir uma falha de comunicação ou um mal atendimento exige muita energia, sendo que há o risco de prejudicar a marca, o que pode ser fatal para a vida do escritório. Por isso, esse alinhamento é importante.

A grande verdade é que é muito comum que os sócios e fundadores dos escritórios de advocacia ficam “presos” ao momento inicial do negócio e esquecem que a empresa cresce e o número de colaboradores aumenta.

Por isso, é preciso desenvolver um esforço para que todos estejam alinhados em relação à cultura do escritório para que ele possa continuar funcionando de forma ideal.

Além disso, a rotina da advocacia é cansativa e exaustiva, tendo que lidar com muitos prazos, negociações e afins. Porém é preciso ter consciência de que a cultura organizacional ajuda a combater quaisquer desentendimentos que possam surgir justamente nesses momentos de tensão.

Ressaltamos também, que estabelecer as diretrizes da cultura organizacional ajuda o negócio a crescer, tanto no sentido da parte estratégica, quanto no sentido das pessoas, que se sentirão cada vez mais motivadas a contribuir com o seu crescimento.

Por fim, há a questão de que com uma cultura organizacional estabelecida fica muito mais fácil criar planos de carreira e desenvolvimento dos colaboradores. Nos dias de hoje, empresas que possuem esse tipo de iniciativa são muito bem vistas pelo mercado, com os escritórios de advocacia não é diferente.

Quais são os impactos que a cultura organizacional gera na gestão do escritório?

Olhando um pouco para o lado da gestão do escritório, para que ela seja eficaz, é preciso que as pessoas estejam plenamente aptas em desempenhar suas atividades de forma competente.

E para que isso ocorra, será necessário a influência de uma série de fatores que são responsáveis por formar uma cultura organizacional, tal como a própria cultura da empresa, a estrutura da organização, a colaboração, o tipo de liderança e até as suas condições econômicas.

Se a gestão trabalhar para que todos esses elementos estejam alinhados, a chance dos colaboradores se dedicarem acima do comum em suas funções será muito maior.

Porém, há também o outro lado: quando ocorre um desalinhamento entre eles. Nesse caso, haverá a possibilidade de ocorrer algumas desmotivações e até o estímulo de atitudes negativas por parte dos colaboradores, o que é péssimo e só atrapalha a rotina do escritório.

Já deu para perceber o quão importante a cultura organizacional é, não é mesmo?! Então, sugerimos que você encare esse assunto como uma de suas prioridades na gestão do seu escritório!

Como mudar a cultura organizacional do escritório?

Agora que você já tem o conhecimento do que é a cultura organizacional e sabe o quanto ela é importante para qualquer negócio, inclusive para os que estão no setor de advocacia., vamos aprofundar um pouco mais no assunto.

O fato é que por mais que você não saiba, já existe uma cultura organizacional no seu escritório. O grande desafio, então, será mudar essa cultura para que ela favoreça a rotina do escritório, tornando o seu trabalho mais harmonioso.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para que você comece a implantar essa mudança desde já. Confira:

1. Encontre pontos de melhoria

Por mais que o seu escritório não tenha grandes problemas, buscar por pontos de melhoria em sua cultura organizacional sempre ajudará o negócio a alcançar ótimos resultados.

Se não há nenhum ponto deficiente, o que acha então de elaborar uma estratégia para manter essa cultura fortalecida em um ambiente com alto crescimento, sem impactar os custos na mesma proporção?

Então, questione os seus colaboradores e a si mesmo sobre quais motivos tornam a cultura organizacional importante para o escritório e o que precisa ser feito para manter isso.

Faça isso para todos os desafios e problemas que podem surgir no meio do caminho e perceba como a organização como um todo lidará com isso da melhor maneira possível.

2. Seja o exemplo das mudanças que são necessárias

Todo gestor, que é preocupado com a cultura organizacional do seu escritório, precisa incentivar as mudanças que sejam necessárias. Mais do que isso, é preciso que o grande exemplo para que isso ocorra venha justamente da gestão.

Saiba que a forma como um líder age impacta toda a sua equipe. Portanto, utilize todas as suas habilidades para trazer o seu time mais perto de si, principalmente quando é necessário desenvolver mudanças que implicam na cultura organizacional do escritório.

Mahatma Gandhi já dizia: “Seja a mudança que quer ver no mundo”. Essa frase faz muito sentido quando aplicada no papel do líder na execução de ações de melhorias da cultura organizacional de um escritório de advocacia!

3. Foque nos pontos fortes

A nossa última dica prega a seguinte reflexão: Em vez de focar nos pontos negativos, o que acha de olhar para os pontos que são positivos? Geralmente temos o costume de enxergar as coisas com um olhar de escassez, sendo que há muita abundância em todos os ambientes.

Então, sugerimos que você concentre nos pontos fortes do escritório e utilize-os a favor para implementar as mudanças que são necessárias.

Agindo dessa maneira, você será surpreendido do quanto as habilidades de todos que são consideradas pontos fortes, poderão ajudar a superar os pontos fracos.

Isso gerará mais motivação e cooperação de todos no comprometimento de realizar as ações necessárias para quaisquer mudanças que sejam desejadas.

Saiba que melhorar a cultura organizacional do seu escritório de advocacia não é nenhum bicho de 7 cabeças, basta apenas começar! Aproveite as nossas dicas e comece hoje mesmo!

Agora que você já tem o conhecimento sobre cultura organizacional em escritórios de advocacia, o que acha de saber mais sobre os benefícios de um software de gestão para as empresas?

 

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 5]