Entenda a importância de um compliance de TI e suas vantagens

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Considerando que vivemos em um mundo que está a cada dia mais informatizado e alinhado às premissas de trabalhar de acordo leis e normas, fica fácil compreender o surgimento do compliance de TI. É inegável que a facilidade no registro e consulta de dados otimizou o trabalho de muita gente. Entretanto, é preciso considerar que há hackers e pessoas mal-intencionadas que utilizam tais facilidades em benefício próprio.

Os resultados são as fraudes e violações de privacidade, sem contar as falhas técnicas que deixam dados expostos. O compliance de TI se diferencia do conceito de segurança da informação pelo foco. Enquanto o segundo busca mecanismo de proteção de dados, o primeiro assegura o cumprimento de leis nesse sentido, como a LGPD.

Quer entender as vantagens do compliance de TI para as empresas? Acompanhe abaixo nossa breve listagem.

Processos mais confiáveis e seguros

Os sistemas de gestão empresarial, especialmente aqueles que permitem integração de dados, são uma verdadeira maravilha do mundo moderno. Eles otimizam o trabalho humano, reduzem falhas e custos e, ainda, proporcionam organização e controle no ambiente de trabalho. Garantir a segurança em todos esses processos é uma forma de tornar essa vantagem ainda mais efetiva, e é esse um dos principais objetivos do compliance de TI.

Vantagem competitiva

Quem não quer ter a certeza de que seus dados não serão expostos? Muitas pessoas têm suas contas bancárias invadidas, seus dados utilizados indevidamente e até sofrem prejuízos devido ao vazamento de informações. Uma vez que você aplica o compliance de TI, as pessoas se sentirão mais seguras em se relacionar com a sua empresa, sabendo que suas informações não serão expostas — e isso pode atrair a preferência dos clientes.

Transparência

Uma empresa que está disposta a seguir todas as normas e leis inerentes a cada uma das suas vertentes, inclusive o TI, passa uma imagem de transparência e responsabilidade. Ela não tem nada a temer, uma vez que busca trabalhar sempre de acordo com o que lhe é exigido do ponto de vista legal. Assim, é inegável que o princípio da transparência se aplica ao seu dia a dia de trabalho.

Prevenção de riscos

Informações desprotegidas trazem riscos tanto aos clientes quanto à própria instituição. Se você negligencia leis e normas nesse sentido, dados importantes da sua empresa podem correr perigo. Além disso, uma vez que haja alguma ocorrência, você será responsabilizado, caso alguma atitude dê indícios de que leis importantes não vêm sendo cumpridas ou de que foram deixadas brechas para tal.

Como se pode ver, o compliance de TI é importantíssimo para garantir que a tecnologia não se torne um problema para a sua empresa. Uma vez mediada por normas e leis, ela assume um papel importantíssimo, que impacta tanto em sua rotina de trabalho, quanto nos resultados e desenvolvimento da firma. Lembre-se de que muitos são os riscos na rede e é preciso evitá-los de todas as formas, inclusive legalmente.

Aproveite e leia também sobre a importância de uma especialização em compliance digital.

Leia mais sobre Compliance:

Previous articleGovernança da Família Empresária – 3 Ferramentas para estruturar a família e o negócio
Next articleComo montar o time de sucesso do cliente da empresa com eficiência?
Content Team Direito Profissional
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.