Entenda o que é a governança corporativa e quais seus benefícios

Governança Corporativa é um modelo muito utilizado na gestão de empresas com maior destaque no mercado. Ela pode ser implementada por instituições de qualquer porte e sua prática gera vantagens competitivas e melhores resultados. A utilização desse método direciona estrategicamente o negócio, sendo fundamental para a avaliação de riscos e retorno dos investimentos.

Quando se fala em transparência e eficiência empresarial, é importante destacar que essa metodologia constrói uma boa reputação e ajuda a organização a se consolidar no mercado, seguindo um contínuo processo de aumento de valor.

Para saber mais sobre esse assunto e descobrir as vantagens para o seu negócio, continue a leitura!

O que é Governança Corporativa?

Trata-se de um conjunto de práticas usadas para aumentar a confiabilidade de uma empresa em relação às partes interessadas, como acionistas, investidores, colaboradores e fornecedores. Por meio desse método, as organizações são dirigidas por princípios e mecanismos que proporcionem melhor desempenho econômico.

Como ela funciona?

A Governança Corporativa potencializa os processos e procedimentos organizacionais, assegurando que sejam transparentes e estimulem uma maior integração entre os vários graus de hierarquia dentro da instituição. Para entender como ela funciona, é fundamental conhecer os princípios que regem sua aplicabilidade. Confira!

Transparência

Esse princípio garante que as partes que fazem parte do negócio fiquem informadas sobre as decisões e os processos da empresa. Para isso, é preciso que o acesso à informação se dê de forma irrestrita, clara e objetiva.

Equidade

O tratamento igualitário e justo deve ser garantido a todas as partes, sem distinção de hierarquia, poder de influência ou participação acionária na organização.

Prestação de contas

Por esse princípio, os envolvidos precisam prestar contas de seus atos, assumindo suas responsabilidades de modo claro e objetivo.

Responsabilidade corporativa

A instituição precisa considerar sua responsabilidade socioambiental na implementação de seu negócio. Isso ocorre com a utilização responsável dos recursos com foco na sustentabilidade.

Quais são seus principais benefícios?

A Governança Corporativa oferece muitas vantagens para as empresas que decidem implementar suas boas práticas e faz com que a organização passe uma imagem mais positiva no mercado. Veja, a seguir, alguns de seus principais benefícios!

Delimitação de regras

Delimitar as regras que devem reger a estrutura da companhia pode evitar algumas condutas indesejáveis, seja por parte dos administradores, seja por parte de seus colaboradores.

Mais organização

A promoção da gestão organizacional é um grande benefício e estimula que a instituição se torne mais autônoma, organizada e produtiva.

Melhoria da gestão empresarial

A Governança Corporativa estimula que a companhia se organize e elabore estratégias de gestão. Isso se reflete diretamente na administração do negócio, pois melhora a qualidade das decisões.

Valorização da imagem da empresa

Esse sistema garante a aplicação dos valores ligados à marca, o que se traduz em maior engajamento do público e consequente valorização da imagem da empresa no mercado.

Aumento da confiabilidade

Quando a organização trabalha de modo mais transparente, aumenta a confiança das partes interessadas. Quanto maior o grau de confiabilidade, maiores serão os estímulos aos investimentos.

Como a governança corporativa pode ser aplicada nas empresas?

Para aplicar esse tipo de governança com eficiência nas empresas, é preciso primeiramente colocar em prática seus princípios. A partir daí, as organizações podem utilizar algumas ferramentas, como auditorias, documentações, entre outras. Essas ferramentas são fundamentais para qualquer companhia que busque melhorar seus resultados com uma boa gestão empresarial. Existem algumas práticas que podem ser utilizadas para aplicar esse recurso com sucesso:

  • estabeleça uma hierarquia de acordo com a organização, pois os colaboradores devem saber a quem reportar;
  • monte políticas organizacionais, determinando como cada setor da instituição deve atuar;
  • forme um conselho consultivo;
  • não tente fazer tudo de uma vez, pois toda mudança empresarial é um processo delicado e cada passo merece a máxima atenção;
  • faça um bom acompanhamento, com reuniões periódicas.

Os conceitos e práticas da Governança Corporativa podem alavancar os resultados da empresa. Por isso, esse sistema vem ganhando espaço no ambiente corporativo, em que, cada vez mais, organizações optam por incorporar essas práticas na sua cultura organizacional. Para o sucesso dessa ação, entretanto, é fundamental saber como aplicar essas práticas no negócio.

Gostou das dicas e deseja conhecer mais sobre boas práticas de gestão? Veja alguns motivos para implantar o compliance na sua empresa!