Qual a importância da capacitação profissional na área de direito?

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

O mercado do Direito é bastante dinâmico, além de estar em constante transformação. Você pode até pensar que a base da profissão é bastante sólida (e, na verdade, é), mas como todo trabalho que envolve a sociedade, o Direito molda-se de acordo com o comportamento das pessoas.

Nesse cenário, surgem novos braços da profissão, bem como orientações e pontos de vista que precisam ser conhecidos e acompanhados de perto. Por esses motivos, apostar na capacitação profissional é essencial para quem deseja se desenvolver em sua área de atuação, aumentar a sua competitividade e até mesmo buscar outros rumos ainda dentro do Direito.

A seguir, veja com mais detalhes a importância da capacitação profissional e como uma pós-graduação pode ser o melhor caminho!

Possibilidade de ser promovido em um curto espaço de tempo

Ainda que muitos profissionais, atualmente, invistam em especializações e outras formas de capacitação, é inegável que aquele que tem o currículo mais completo se destaca, não somente na sua equipe, como também no mercado.

Assim, investir nas capacitações certas pode ajudar o advogado a decolar a sua carreira em um curto espaço de tempo. Isso porque em todo escritório de advocacia existem os profissionais especializados em cada ramo, mas sempre há o que aprender e expandir — no seu próprio trabalho ou em outras especialidades que estão em alta, como Compliance, Governança Corporativa, Direito Digital ou Business.

Seja no ramo do escritório em que você trabalha ou em uma nova vertente, uma capacitação certamente abrirá as portas mais rapidamente.

Maior bagagem para inovar em sua área de atuação

Como dissemos, a área do Direito não é imutável, longe disso! Leis estão sempre sendo atualizadas, novas jurisprudências surgem, e é preciso estar atento a todas essas transformações para que a sua carreira acompanhe o ritmo do mercado. Além disso, existem outros ramos da profissão que podem estar ligados à sua área de atuação atual, e capacitar-se neles garantirá mais bagagem para inovar naquilo que você já domina muito bem.

Esse é um grande ponto, inclusive para o profissional do Direito que sente que não tem diferenciais quando se compara à maior parte dos escritórios que contam com advogados especializados.

Mais motivação no trabalho

Estudar e ter mais conhecimento sempre renova as energias. Ao dedicar-se à uma capacitação profissional, você lembrará de capacidades e habilidades que tem que pode estar esquecidas, além de sentir muito mais motivado no dia a dia. Afinal, está conseguindo voltar aos estudos, superando mais esse desafio e possui muito mais conhecimento para lidar com o trabalho.

Mas se esses incentivos ainda não são suficientes. Lembre-se que os clientes dão muito valor às especializações de seus advogados, por isso, apostar na capacitação é investir nos seus próprios ganhos.

Veja nosso guia sobre Advocacia.

Viu como a capacitação profissional é capaz de transformar a sua profissão? E isso acontece tanto na sua própria forma de valorizar o seu trabalho quanto na maneira como o mercado irá percebê-lo. Você já pensou em fazer um mestrado em direito?