Desenvolvimento de competências: por que aplicar ao escritório?

Atualmente, cada vez mais empresas adotam uma gestão baseada no desenvolvimento de competências. Se você nunca ouviu falar nessa expressão, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de potencializar os resultados dos advogados do seu escritório.

Afinal, esse modelo de gerenciamento avalia as competências organizacionais e individuais que são mais importantes para o desenvolvimento da companhia. O perfil dos colaboradores é levado em conta e pode ser melhor aproveitado para atender tanto as necessidades quanto as expectativas da equipe.

Acompanhe este artigo e descubra o que é o desenvolvimento de competências e quais benefícios ele pode trazer para o seu negócio!

O que são competências?

O termo competência surgiu na área da gestão de pessoas no fim dos anos 90.

A partir desse momento, ele foi ganhando cada vez mais espaço nos negócios devido ao impacto positivo que a sua implementação gera nos resultados organizacionais.

Competência consiste na união de três dimensões: conhecimento, habilidade e atitude — o famoso CHA.

Isso significa que cada uma das competências a serem desenvolvidas pelos seus colaboradores exige uma série de conhecimentos teóricos, habilidade de colocar a informação em prática e motivação para executar o trabalho da melhor forma possível.

Para ficar mais claro, imagine que você quer desenvolver a competência planejamento na sua equipe. Para que o colaborador efetivamente apresente essa competência, é importante que ele tenha conhecimento sobre algumas estratégias que melhoram a sua capacidade de planejar a rotina das atividades que serão desenvolvidas.

Porém, apenas ter acesso a essa informação nem sempre é suficiente para que ele realmente apresente a competência no escritório.

É necessário que ele saiba como aplicá-la no seu cotidiano e que se engaje na execução dessa atividade.

Somente após adquirir esses elementos, o colaborador poderá ser considerado um profissional com a competência planejamento.

Por que promover o desenvolvimento de competências?

Os seus colaboradores são os responsáveis por gerar resultados para o seu escritório.

Assim, quanto mais você investir na capacitação e desenvolvimento dos seus advogados, mais e melhores resultados o seu negócio vai apresentar. E é exatamente aí que as competências entram!

Investir no desenvolvimento de competências torna a sua equipe mais produtiva, realizando entregas com maior agilidade e qualidade.

Além disso, os seus colaboradores também se tornam mais motivados e engajados nas suas atividades, uma vez que percebem o investimento realizado neles e passam a valorizar mais o seu escritório.

Dessa forma, o seu negócio ganha vantagem competitiva perante o mercado, uma vez que cria um diferencial para o seu escritório. Com isso, você atrai e fideliza mais clientes, aumentando a lucratividade do negócio.

Como promover o desenvolvimento por competências?

Promover o desenvolvimento de competências no seu escritório não é tarefa fácil. Porém, algumas estratégias podem ajudar — e muito! — nesse processo. Descubra agora quais são elas.

Identifique as competências essenciais para o seu negócio

O primeiro passo é entender quais são as competências essenciais para o funcionamento ótimo do seu escritório. Busque identificar aquelas que mais fazem a diferença no trabalho diário dos seus colaboradores, impactando positivamente os seus resultados.

Avalie os seus colaboradores

Avalie as competências que os seus colaboradores possuem hoje e descubra o nível de desenvolvimento de cada uma delas. Dessa forma, você consegue identificar quais são as competências que merecem prioridade nesse momento.

Busque metodologias de treinamento e capacitação

Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de competências no seu escritório. Descubra aquela que se ajusta melhor à sua realidade e que pode gerar maior motivação e engajamento para os colaboradores. Com base nisso, crie um plano de capacitação.

Mensure os resultados

Após o treinamento, avalie novamente o nível de desenvolvimento das competências dos seus colaboradores para comparar os resultados obtidos. Caso identifique algum problema, reestruture a capacitação e continue a avaliar os resultados com periodicidade.

Viu só? Investir no desenvolvimento de competências no seu escritório pode potencializar os seus resultados, aumentar a sua competitividade no mercado e ainda melhorar os níveis de motivação e satisfação dos seus colaboradores. Portanto, o que você está esperando para começar hoje mesmo esse processo no seu negócio?

E para desenvolver ainda mais os seus colaboradores, descubra como a cultura organizacional impacta o seu escritório de advocacia!

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 5]