Compliance social: veja as vantagens para a empresa

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

A adequação às leis e normas tem se tornado, a cada dia mais, uma premissa indispensável para toda empresa. Entretanto, a era tecnológica não é feita só de máquinas. Muitas pessoas estão desenvolvendo maior consciência nas relações entre empresa, sociedade e meio ambiente. Um belo exemplo dessa mudança de pensamento é a abordagem do termo compliance social.

Estamos falando de um conceito que aborda temas ligados às relações sociais, e não somente às leis que regem a atuação da empresa no mercado. Nele, são abordados princípios de ética e conduta. Muitas dessas condutas são motivadas por pressões diretas de determinados grupos sociais, que buscam maior respeito às diferenças e humanização na conduta das empresas.

Quer entender as vantagens de conhecer e aplicar o compliance social em seu escritório ou empresa? Acompanhe abaixo nossa breve listagem.

Melhora da imagem da empresa

Uma empresa que se preocupa com as causas sociais e busca sempre agir de modo inclusivo, com certeza, tem aí um diferencial. Já que essa questão vem ganhando notoriedade, adequar-se a ela é uma forma de estar à frente da concorrência. Assim, uma empresa que cumpre o seu dever social certamente terá uma melhor imagem junto ao seu público, além de atrair novos clientes e parceiros.

Contribuição social

É claro que toda empresa busca o lucro, mas isso não invalida a necessidade de fazer a sua parte, socialmente falando. Além disso, o fato de uma companhia na qual as pessoas confiam ter essa visão ajuda na conscientização do público. Muitos vão se espelhar nisso em suas próprias atitudes do dia a dia. Assim, cria-se um senso coletivo, em que, a cada dia, mais e mais pessoas passarão a levar em conta tais questões.

Satisfação e produtividade

Os colaboradores também serão impactados por tal visão. Eles sentirão orgulho de trabalhar em uma instituição que valoriza o fator humano. Isso sem contar que uma coisa leva à outra. Uma empresa engajada em causas sociais, certamente, zelará também pelos seus colaboradores, já que ambas as práticas envolvem o respeito ao fator humano. Assim, é natural que as pessoas que ali desempenham suas funções se sintam reconhecidas e satisfeitas, o que impacta diretamente a produtividade. Todos saem ganhando.

Bons investimentos

Se essa conduta atrai mais clientes, o mesmo podemos dizer de fornecedores, investidores e outros parceiros importantes. Pessoas que já têm esse conhecimento e consciência buscarão empresas alinhadas ao seu pensamento para investir. Assim, o fato de ter um programa de compliance com foco no social ajuda você a atrair investimentos de peso e parcerias que trarão muitos frutos no médio e longo prazo.

Nesse contexto, especializar-se em compliance social pode ser a chave para ter acesso a grandes oportunidades no mercado de trabalho. Se levarmos em conta que trata-se de algo que se aplica a todas as áreas, é possível atuar nesse sentido, conciliando com a principal formação escolhida. A vantagem é que é possível especializar-se sempre e aprender coisas novas.

Conheça mais sobre ESG.

Previous articleEntenda a importância de ter uma qualificação profissional na advocacia
Next articleCarreira de gestão empresarial: veja qual caminho seguir
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.