Compliance digital: saiba a importância de uma especialização na área

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Para se manterem regularizadas e se desenvolverem no mercado, é importante que as entidades estejam em conformidade com as regras e normas de tecnologia da informação. É pelo fato de as organizações desejarem alcançar esse objetivo que o conceito de compliance digital está se tornando cada vez mais importante.

Entretanto, ainda há muitas empresas que não implementaram esse tipo de compliance em suas rotinas, o que faz com que elas deixem de aproveitar muitos benefícios garantidos por essa ferramenta. Continue lendo este conteúdo para conhecê-los.

Quais são as principais vantagens do compliance digital?

Essas vantagens são gerais e podem ser aproveitadas por empresas de qualquer ramo, porte e com diferentes características.

Diminuição de riscos legais com o compliance digital

As práticas de compliance garantem que a empresa cumpra leis e regulamentos, o que aumenta a segurança de operações e diminui — ou até mesmo elimina — os riscos legais do negócio.

Compliance digital e proteção dos dados corporativos

As medidas de segurança que são implementadas na empresa com o programa de compliance conferem maior proteção ao ambiente online, evitando que a organização tenha informações confidenciais subtraídas por criminosos virtuais (hackers).

Melhorias no ambiente de trabalho

Também há uma melhoria na produtividade, na qualidade dos serviços e na eficiência das atividades dos colaboradores. Isso ocorre pelo fato do trabalho ser exercido de forma padronizada e do pessoal saber precisamente como deve realizar suas atividades para evitar riscos.

Otimização do relacionamento com fornecedores e clientes

O compliance vai além da observação da legislação, pois engloba conceitos éticos, morais e políticas de seus parceiros. Assim, outras organizações saberão que seu negócio também prezará pelo cumprimento das normas internas delas.

Além disso, seus clientes, fornecedores e parceiros terão maior confiança em fechar negócios com a empresa, já que eles vão entender que serão aplicados mecanismos para proteger suas informações.

Legitimação de investigações internas

É necessário realizar investigações internas para garantir a eficiência dos mecanismos de segurança. Por isso, o programa de compliance digital também inclui estratégias que permitem que o gestor faça investigações internas mais eficazes.

Dessa forma, os administradores e colaboradores poderão identificar problemas e ações ilegais mais facilmente, bem como saberão quais medidas devem ser implementadas para solucionar essas questões.

Qual é a importância de se especializar na área de compliance digital?

Como a tecnologia está se tornando cada vez mais presente no dia a dia das entidades brasileiras, o risco de que elas não estejam em conformidade com a legislação ou as políticas internas aumenta na mesma proporção.

Isso significa que os juristas que decidirem se especializar na área de compliance digital entrarão em um mercado promissor e em crescimento acelerado.

Além disso, investir em uma pós-graduação nessa área fornece conhecimentos teóricos, proporciona o desenvolvimento de um amplo número de habilidades práticas e aperfeiçoa sua tomada de decisões no que diz respeito ao compliance digital. É possível aprender sobre:

  • governança de TI e corporativa;
  • análise econômica do Direito;
  • gestão estratégia;
  • proteção digital e compliance digital no campo prático;
  • crimes digitais e como evitá-los;
  • legislação relacionada ao compliance digital;
  • controles internos;
  • entre outros.

O compliance digital é uma ferramenta que traz muitas vantagens para o negócio, o que faz com que muitas empresas passem a adotá-lo para aumentar sua segurança, competitividade e produtividade. Mas é importante realizar um curso específico na área a fim de ter todo o conhecimento necessário para aplicá-lo na prática. Vale a pena ler também sobre Direito Digital.

Conheça ainda mais sobre esse tipo de mecanismo lendo nosso conteúdo: “Compliance: O Guia Essencial“.

Leia também sobre:

Previous articleSaiba como funciona a fase de compreensão do caso na mediação
Next articleEntenda como fazer a precificação dos serviços na advocacia
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.