Concurso público para Delegado: o que você precisa saber?

Conseguir a aprovação em um dos concursos públicos para Delegados é o desejo da maioria das pessoas que são apaixonadas pelas carreiras policiais e pelo direito penal, uma vez que esse é um dos requisitos para ingressar no cargo.

Já pensou em ser delegado de polícia? Se você deseja conhecer mais sobre essa carreira, continue acompanhando o post e confira!

Como são os concursos públicos para Delegados?

Os concursos para o ingresso no cargo ocorrem em níveis estaduais e federal. O certame para entrar na Polícia Federal — na carreira de Delegado Federal — é realizado pela União. Já para se tornar um Delegado de Polícia e atuar nas Polícias Civis, são organizados concursos pelos estados e pelo Distrito Federal.

As provas, que podem ser classificatórias ou eliminatórias, geralmente contam com diversas etapas, como as seguintes:

  • prova de múltipla escolha, que costuma conter de 80 a 100 questões de cunho jurídico. As matérias básicas, em geral, são Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial;
  • prova dissertativa, que conta com questões discursivas e visa analisar os conhecimentos jurídicos e a produção textual do candidato. Nessa etapa alguns estados também cobram a realização de uma peça prática;
  • exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório;
  • prova oral que analisa a capacidade discursiva do candidato por meio de banca avaliadora;
  • investigação social que analisa a vida e o passado do candidato;
  • prova de títulos que consiste em uma análise do currículo profissional do candidato, avaliando sua formação, vida acadêmica e os cursos realizados, de caráter unicamente classificatório.

Cumpre ressaltar que possuir um diploma de bacharel em Direito é requisito para o ingresso na carreira e a comprovação de experiência jurídica é exigida pela Polícia Civil de alguns estados e pela Polícia Federal.

Qual é a função do delegado?

O Delegado é a figura responsável pelas ocorrências dentro da sua área de atuação e a sua função é investigar os casos registrados, combater a criminalidade e descobrir a autoria dos crimes.

Para isso, colhe depoimentos, realiza interrogatórios, lavra registro de ocorrências e instaura inquéritos policiais, por exemplo.

Quando conclui a investigação, ele encaminha ao juiz um relatório que descreve o delito e o seu ator. O magistrado é a pessoa responsável por encaminhar a apuração ao Ministério Público, uma vez que é o Promotor de Justiça que realiza (ou não) a denúncia.

O Delegado Federal apura os crimes federais, políticos, os crimes que têm repercussão interestadual ou internacional, além de crimes como o tráfico de drogas e contrabando. Já o Delegado de Polícia é responsável por investigar os demais delitos.

Como conseguir a aprovação no concurso?

Para ser aprovado no certame e ingressar na carreira policial, é preciso estudo e preparação, uma vez que os concursos para o cargo são concorridos.

Para isso, o candidato deve se dedicar a aprender e assimilar o conteúdo do edital, o que pode ser feito por meio de aulas, leitura de diversos livros, materiais didáticos, leis secas, doutrinas e jurisprudências, realização de resumos e fichamentos, participação em grupos de aprendizagem, entre outros métodos.

Como os certames da área costumam contar com um Teste de Aptidão Física (TAF), é importante que o candidato também se prepare para essa etapa, realizando diariamente atividades físicas, como corrida e musculação.

Por fim, saiba que é por meio do descanso que o conteúdo estudado é devidamente assimilado, por isso, dormir 8 horas por noite e fazer pequenos intervalos durante os estudos são itens que não devem ser esquecidos.

Apesar de todos os requisitos, ingressar no cargo, embora seja difícil, não é impossível. Por isso, quem tem o desejo de passar em um dos concursos públicos para Delegados deve começar a preparação o quanto antes.

Se interessou pelo universo dos concursos? Então não deixe de conferir nosso post sobre o concurso público para Advogado da União. Vamos lá!

Dê uma nota a este post!
[Nota média: 5]