Por que adotar um canal de denúncia no programa de compliance?

Por que adotar um canal de denúncia no programa de compliance
Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Empresas que desejam que suas políticas sejam seguidas adequadamente e que o negócio se mantenha plenamente regular perante a lei precisam implementar um canal de denúncia compliance. Essa ferramenta é relevante para que um negócio consiga manter sua integridade corporativa e evite problemas com o público, Governo, seus parceiros comerciais, entre outras entidades ou pessoas.

Se você quer assegurar que o seu programa de compliance é eficaz, continue lendo este material para saber melhor o conceito de canal de denúncia, seus benefícios e como implementá-lo na empresa!

O que é canal de denúncia?

Basicamente, é um meio pelo qual colaboradores, clientes, parceiros e outras pessoas comunicam acontecimentos da empresa que são consideradas ilegais e imorais, como descumprimento da lei, assédio moral, práticas antiéticas, desvio de verba, entre outros.

Com isso, indivíduos podem falar com maior segurança sobre irregularidades cometidas pela empresa ou dentro dela. Essas denúncias são encaminhadas para a área competente, são analisadas pelos responsáveis e, quando comprovado o problema, são feitas as correções ou aplicadas as penalidades previstas.

Por que é importante adotar um canal de denúncia compliance?

O canal de denúncias é um dos pilares do compliance, o que torna relevante incluí-lo para que um programa de compliance seja efetivo. Entenda os porquês nos tópicos seguintes.

Garantias de não retaliação

Qualquer pessoa poderá reportar um ocorrido de forma anônima, isso evita que sua identidade seja exposta a pessoas que poderiam reprimir ou retaliar o denunciante. Com isso, ele fica mais à vontade para relatar os fatos, poderá ser transparente e não precisará esconder fatos.

Fiscalização das atividades

Como a denúncia poderá ser realizada por qualquer pessoa, a empresa poderá fiscalizar todas suas atividades com maior eficiência. Por exemplo, caso ocorra alguma irregularidade em um setor, qualquer pessoa que faz parte da área poderá fazer a denúncia, seja assédio, imoralidades, descumprimento da política corporativa etc.

Aumento das chances de detecção de fraudes

Normalmente as empresas precisam aguardar que sejam feitas as auditorias internas periódicas para que fraudes sejam identificadas, além de isso dar mais tempo para que os fraudadores escondam suas provas. Por outro lado, eventuais fraudes são encontradas mais rapidamente graças ao canal de denúncias, possibilitando que uma investigação seja instaurada imediatamente após uma denúncia.

Maior credibilidade

Pelo fato do risco de fraudes e irregularidades ser minimizado, a empresa terá mais credibilidade dos seus colaboradores, do seu público consumidor, de parceiros comerciais, do Poder Público e outras partes.

Melhorias das estruturas

A implementação de um canal de denúncias exige que as estruturas da Governança Corporativa sejam revisadas, além de ser preciso aplicar melhores práticas para que esse mecanismo de compliance opere eficientemente.

Como o canal de denúncia pode ser implementado?

Para implementar esse canal, primeiro é necessário dimensioná-lo de acordo com o tamanho da entidade. Isso significa que o orçamento disponível, a quantidade de colaboradores e outros aspectos sejam ajustados conforme o porte da sua empresa.

No entanto, é fundamental que o negócio tenha o suporte de juristas com conhecimento aprofundado em compliance. Eles ajudarão o negócio a cumprir a lei e a estruturar o programa de compliance de forma que o canal de denúncias seja adequadamente implementado.

Além disso, é importante preparar os funcionários para essa implementação, o que pode ser feito ao orientá-los sobre a necessidade desse canal, explicar como funciona o canal no campo prático e conceder um período de treinamento.

Um canal de denúncia compliance traz vários benefícios para a empresa, sendo um dos principais elementos para que o programa de compliance funcione corretamente. Mas saiba que, para que essa atividade seja bem-sucedida, é necessário que o jurista seja especializado em compliance.

Você quer saber porque as empresas estão adotando programas de compliance? Leia aqui 11 motivos para implantá-los!

E-book - Um guia com as diretrizes do compliance

Confira mais sobre compliance:

Previous articleComo a negociação BATNA pode ser uma boa alternativa para um acordo?
Next articlePalestra “Solução de conflitos e Meio Ambiente”
Content Team Direito Profissional
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.