Compliance fiscal: qual sua importância e como implementar?

compliance fiscal
Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

O compliance fiscal está sendo implementado pelas empresas brasileiras para que elas consigam se manter regularizadas perante o Fisco, minimizando as chances de riscos legais. Para implementar esse mecanismo na prática, a organização deve contar com o apoio de um profissional especializado na área e criar um programa de compliance próprio.

Desenvolver esse programa trará um amplo rol de vantagens para uma empresa, veja quais são elas a seguir. Após, você saberá quais os desafios que serão encontrados durante sua implementação e como superá-los.

Quais são os benefícios do compliance fiscal?

Os benefícios do compliance fiscal estão relacionados diretamente com o cumprimento da legislação fiscal, já que sua complexidade é uma das principais razões pelas quais as organizações brasileiras incorrem em problemas fiscais.

Monitoramento das obrigações

Um programa de compliance envolve o monitoramento das atividades que são desempenhadas pelos colaboradores ou sistema, garantindo que elas estejam de acordo com a lei. Essa característica permite que eventuais falhas sejam identificadas e tratadas antes que gerem sanções legais.

Armazenamento de documentos

O volume de documentos que precisam ser gerados, enviados ao fisco e armazenados pela empresa para que ela consiga se manter regularizada. Como também, a lei exige que os documentos fiscais sejam armazenados por um determinado período de tempo — a maioria deles por 5 anos.

Com uma política de compliance, será possível assegurar uma boa gestão documental. Isso evita problemas para o negócio caso seja necessário apresentar os documentos em juízo ou para o Fisco.

Alinhamento das obrigações

O programa de compliance também funcionará como um mecanismo de alinhamento da expectativa da empresa com seus colaboradores e parceiros. Na prática, além de aprender como devem agir para garantir regularidade da empresa, seu pessoal também será instruído a agir com uma conduta ética e moral.

Esse ensinamento aumenta a confiança dos seus parceiros atuais e potenciais, já que eles terão maior segurança em trocar informações com sua equipe.

Formação em Compliance

Quais são os principais desafios da área fiscal?

Para que uma empresa seja capaz de aproveitar dessas vantagens, é importante que ela conheça os desafios que serão enfrentados pelos gestores e como resolvê-los.

Falta de treinamento do pessoal

Não basta que apenas os administradores saibam o que é compliance. Como são os funcionários que realizarão as atividades, é importante que eles passem por um treinamento para saber como agir na prática.

Necessidade de mudança na cultura organizacional

O compliance envolve o desenvolvimento de uma cultura voltada para ética e moral dentro da organização. Caso a empresa não tenha uma cultura direcionada para essas qualidades, é importante que ela elabore um plano para criá-la.

Baixa eficácia do programa de compliance

Ter um programa de compliance não significa que ele terá plena eficácia na organização, que deve elaborá-lo de acordo com as necessidades, características e qualidades específicas da empresa.

Para isso, é necessário que o negócio tenha o suporte de um profissional especializado em compliance. Esse indivíduo será capaz de fazer um diagnóstico sobre a empresa, identificar pontos de melhoria e apresentar as soluções adequadas.

A Ambra University oferece um mestrado em compliance que fornecerá todo o conhecimento teórico e prático necessário para que o profissional domine o compliance fiscal, conquiste oportunidades de mercado e satisfaça todas as necessidades de seus clientes que desejam aproveitar desse mecanismo.

Leia nosso artigo que explica o que é Compliance Officer e conheça mais sobre a carreira do profissional na área!

Leia também sobre:

Mestrado em Compliance

Previous articleDiminuindo o distanciamento psicológico na internacionalização de empresas: o novo código civil chinês
Next articleO que é ESG e por que ele está em alta nos investimentos?
Content Team Direito Profissional
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.