Compliance ambiental: o que é e quais os benefícios para a empresa?

Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

Diferentemente do que muitos acreditam, o compliance ambiental não é um mecanismo necessário apenas para entidades que exploram recursos naturais, ele é necessário para empresas de qualquer indústria e porte.

Gestores podem aproveitar de muitos benefícios e garantir seu desenvolvimento saudável no mercado ao implementá-lo na sua rotina. Entenda mais sobre o assunto neste conteúdo. Nos tópicos seguintes estão o conceito de compliance ambiental, as vantagens fornecidas para uma empresa e, após, como implementá-lo. Acompanhe!

O que é compliance ambiental?

Basicamente, esse é um tipo de compliance que visa garantir que a empresa não infrinja a legislação ambiental, evitando responsabilizações civis, criminais ou administrativas decorrentes de danos causados ao meio ambiente em razão das atividades corporativas.

Na prática, ela conta com um profissional especializado na área — compliance officer — para criar um programa de compliance, que deve ser feito conforme as características do negócio.

Quais são os benefícios do compliance ambiental?

Esse compliance não deve ser visto como um entrave para o crescimento da empresa, pois implementá-lo no negócio poderá trazer vários benefícios. Confira-os a seguir.

Prevenção de acidentes

Além do aspecto legal, o compliance inclui medidas que aumentam a segurança nas atividades da organização, evitando que os colaboradores incorram em acidentes que os deixariam temporária ou permanentemente incapaz para realizar suas atividades.

Conformidade com as leis ambientais

O negócio conseguirá cumprir todas as leis, regulamentos, instruções e outras normas ambientais federais, estaduais e municipais. Isso minimiza a probabilidade de arcar com sanções e riscos legais como processos, multas e infrações.

Economia de recursos

Para cumprir a legislação e contribuir para o meio ambiente, a empresa deve investir em novas tecnologias que usem menos recursos naturais para continuar sua produção.

Ao fazê-lo, a organização aproveita de uma impactante economia de recursos, aumento de eficiência e otimização, o que poderá aumentar sua competitividade perante os concorrentes.

Estratégia competitiva

Atualmente a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são algumas das maiores preocupações das pessoas no Brasil e no mundo, o que significa que se tratam de fatores relevantes na escolha de uma marca pelos clientes, parceiros, fornecedores e investidores.

Quando a empresa investe no compliance ambiental e expõe essa informação ao seu público, ela pode conquistar maior confiança de seus consumidores, bem como atrair novos investimentos. Consequentemente, ela tem sua competitividade no mercado aumentada.

Redução de fraudes

Um programa de compliance inclui controles internos que permitem que o gestor tenha um controle mais amplo sobre as operações do negócio. Com isso, será possível identificar e prevenir fraudes que estejam ocorrendo dentro da empresa.

Como começar a implementar o compliance ambiental na empresa?

A primeira etapa que deve ser realizada para garantir que o compliance ambiental seja implementado com sucesso é efetuando um curso específico na área, como o mestrado em compliance oferecido pela Ambra University.

Esse curso fornece o conhecimento técnico, teórico e prático necessário para que um profissional consiga elaborar uma política de compliance ideal para o negócio e que seja capaz de garantir todos os benefícios do mecanismo.

Implementar do compliance ambiental é uma das principais tendências no mundo corporativo dos últimos anos, sendo aproveitado pelas empresas para alavancar sua competitividade, melhorar sua imagem no mercado e mais. Entretanto, é importante realizar um curso específico e completo na área.

Entenda melhor sobre a importância e como funciona a capacitação profissional na área de direito no nosso tópico específico sobre o tema!

Leia também sobre:

Previous articleEntenda como fazer a precificação dos serviços na advocacia
Next articleDiminuindo o distanciamento psicológico na internacionalização de empresas: o novo código civil chinês
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.